Descobrir o Campeonato do Mundo... a cores
Chamava-se, no original, Goal! World Cup 1966 e resultou de uma coprodução Reino Unido/Lichtenstein. Foi um grande e invulgar acontecimento cinematográfico. É verdade: para os espectadores (como os portugueses) que tinham visto o Mundial de Inglaterra num pequeno ecrã, apenas em imagens a preto e branco, ir ao cinema para descobrir os jogos, os estádios e as multidões em glorioso colorido era um verdadeiro acontecimento.
E não há dúvida que o filme cumpria o seu propósito, para mais servido pelas técnicas documentais que os britânicos tinham apurado ao longo de várias décadas. Um destaque inevitável vai para o registo do polémico terceiro golo do inglês Geoffrey Hurst no prolongamento da final contra a República Federal da Alemanha. A bola passou ou não a linha de golo?...
O filme mostra várias vezes o lance com as técnicas de repetição e câmara lenta da época, obviamente menos sofisticadas que as conhecemos hoje - em boa verdade, não é fácil ter uma certeza definitiva. Para a história, a Inglaterra sagrou-se campeã mundial, vencendo por 4-2. Foi a 30 de Julho. Dois dias antes, os Magriços tinham garantido o 3º lugar, derrotando a União Soviética por 2-1.