OUTRAS EXUMAÇÕES FAMOSAS
Veja aqui alguns dos casos mais conhecidos:
- Salvador Allende: Os restos mortais do ex-presidente socialista do Chile foram exumados no dia 23 de maio de 2011 para descobrir a veracidade das circunstâncias em torno da sua morte, a 11 de setembro de 1973. Médicos especialistas chilenos credenciaram, a 19 de julho de 2011, que Allende se suicidou com um tiro, no palácio presidencial de Santiago, bombardeado pelo exército durante o golpe de estado do general Augusto Pinochet. Na altura da sua morte nãos e tinha certeza se se tratava de suicídio ou se havia sido assassinado.
- Nicolae e Elena Ceausescu: Os corpos do antigo ditador romeno (1965-1989) e da sua esposa Elena foram exumados a 21 de julho de 2010, a pedido dos seus filhos, em busca de amostras de ADN que permitissem confirmar a sua identidade. Os testes provaram que, de facto, se tratava dos corpos de ambos, fuzilados a 25 de dezembro de 1989.
- Simón Bolívar: Os restos mortais do herói da independência da América Latina foram exumados a 16 de julho de 2010 para garantir a sua autenticidade e determinar a causa exata da sua morte, a pedido do presidente venezuelano Hugo Chávez. O seu corpo foi autentificado a 25 de julho de 2011 mas não se chegou a nenhuma conclusão definitiva sobre a sua morte. Segundo os historiadores, Bolivar morreu de tuberculose em 1830, na Colômbia, no entanto, Chávez sempre acreditou que ele tivesse sido assassinado.
- Juan Perón: O corpo do ex-presidente argentino, eleito em 1946 e reeleito em 1951 e 1973, foi exumado em outubro de 2006, em Buenos Aires, para ser transferido para a sua antiga residência de campo em são Vicente, de modo a ser realizado um teste de paternidade a pedido de uma mulher de 72 anos. Os testes acabaram por indicar que Martha Holgado não era sua filha. Perón foi casado três vezes mas nunca teve filhos, pelo menos reconhecidos oficialmente.
- Ernesto 'Che' Guevara: Em julho de 1997, após 30 anos de incertezas, as ossadas do guerrilheiro argentino que, ao lado de Fidel Castro, fez a revolução, foram exumados e formalmente identificados. As ossadas haviam sido descobertas numa vala comum perto de Vallegrande, (sudeste da Bolívia). Che, capturado pelo exército boliviano e executado em outubro de 1967, pôde finalmente ser enterrado em solo cubano, num mausoléu em Santa Clara, ao lado de muitos ex-companheiros.
- Halié Selassié: Os restos mortais do último imperador da Etiópia foram descobertos em fevereiro de 1992 e exumados de uma vala comum em Addis Abeba, para onde tinham sido atirados por dirigentes da revolução em 1974. Só em novembro de 2000, 25 anos após o seu assassinato em circunstâncias misteriosas, Selassie foi enterrado numa igreja em Addis Abeba na presença da família imperial.
- Lee Harvey Oswald: O alegado assassino do presidente americano John Fitzgerald Kennedy, foi exumado em 1981 a pedido de um advogado britânico, Michael Eddowes, que acreditava que o verdadeiro assassino de Kennedy era um agente russo que se tinha feito passar por Oswald. A autópsia acabou, no entanto, por confirmar que o cadáver enterrado em Fort Worth (Texas) era mesmo o de Oswald.