Óscar de Kobe Bryant causa indignação
Receber um Óscar é sempre um momento de felicidade na vida de quem o recebe, mas a estatueta dourada de Melhor Curta-Metragem que o ex-basquetebolista Kobe Bryant recebeu no domingo está a gerar grande polémica.
Tudo porque em 2003 a antiga estrela da NBA foi acusada de assédio sexual. O caso foi agora recordado por vários internautas, que condenam a atribuição do prémio pela Academia.
No verão de 2003, uma empregada de um hotel no estado do Colorado apresentou queixa à polícia por, alegadamente, ter sido abusada sexualmente pelo antigo jogador dos Los Angeles Lakers.
Bryant chegou a ser detido, mas defendeu-se ao dizer que a relação sexual tinha sido consensual com a jovem, que na altura tinha 19 anos. Pediu, no entanto, desculpas à mulher, Vanessa, pelo sucedido e também à alegada vítima, através de um comunicado lido em tribunal.
O norte-americano acabou por ser ilibado, depois da empregada ter optado por não testemunhar em tribunal. Em 2005, Bryant, na altura jogador dos Lakers, e a jovem chegaram a acordo.
A reputação do antigo basquetebolista foi fortemente afetada pelo caso, tendo até perdido patrocínios. Agora o caso volta à ribalta com a atribuição do Óscar.