Osborne reduz apoios sociais e impostos no Reino Unido

Responsável pelas Finanças utilizou a crise grega para ilustrar a necessidade de drásticas reduções na despesa pública. Criado salário mínimo nacional para maiores de 25 anos.
Publicado a
Atualizado a

O ministro das Finanças britânico anunciara um orçamento rigoroso. E cumpriu. Falando em Westminster, George Osborne apresentou um conjunto de propostas que procuram estimular a produtividade, reduzir as despesas sociais e os impostos sobre o rendimento e as empresas. Em paralelo, quer ver aprovada legislação que obrigue os futuros governos a manter um patamar de despesas inferior ao total das receitas fiscais, em período de conjuntura normal. O objetivo desta "regra de ouro" - como é designada - é o de assegurar a existência de excedentes orçamentais a longo prazo.

Naquele que é o primeiro orçamento de responsabilidade única dos conservadores britânicos nos últimos 20 anos, como notou a Reuters, Osborne recordou o descalabro das finanças públicas gregas para justificar as medidas propostas. Para o ministro britânico, o seu país endivida-se ainda em excesso e gasta em demasia. "Basta olharmos para a crise que se vive hoje na Grécia para compreendermos que se um país não controla a dívida, a dívida controla o país", disse Osborne.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt