Osama bin Laden planeava matar Barack Obama

O fundador e antigo líder da Al-Qaida, Usama bin Laden, planeava matar o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que classificava como sendo "o líder dos infiéis", divulgou hoje o diário norte-americano The Washington Post.
Publicado a
Atualizado a

Os planos para matar Obama constavam em documentos que foram encontrados no complexo onde vivia bin Laden, na cidade paquistanesa de Abbottabad, onde acabaria por morrer durante uma operação militar norte-americana em maio de 2011.

Segundo o jornal, Bin Laden ordenou a organização de uma rede de grupos especiais no Afeganistão e no Paquistão para atacar o avião presidencial, o "Air Force One".

O objetivo era que a administração norte-americana passasse a ser liderada pelo vice-presidente Joe Biden, que segundo Bin Laden estava pior preparado e iria provocar uma crise política nos Estados Unidos, segundo o The Washington Post.

O diário afirmou que teve acesso aos documentos por intermédio de um alto responsável da administração Obama.

O antigo líder da rede terrorista também pretendia assassinar o general David Petraeus, atual responsável da Agência Central de Informações norte-americana (CIA), que na altura era o líder das forças norte-americanas e da NATO no Afeganistão, por considerar que a sua morte "poderia alterar o rumo da guerra" naquele país.

Funcionários da administração norte-americana declararam ao diário que a suposta conspiração contra Obama e Petraeus nunca foi uma ameaça séria, considerando, no entanto, que "a organização [Al-Qaida] que detém capacidade para planear, organizar e executar ataques completos e catastróficos continua a ser uma ameaça".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt