Uma empresa de cerâmica com uma longa ligação ao FC Porto, os primórdios do Benfica com uma gasolineira e o contrato entre o Sporting a uma empresa de ares condicionados cujo dono era assumidamente benfiquista. Foram estes os primeiros patrocínios presentes nas camisolas dos três grandes portugueses, que só surgiram nos anos 1980, e que de então para cá foram mudando sucessivamente e passaram a ser uma boa fonte de receitas para os clubes. FC Porto, Benfica e Sporting trocaram várias vezes de patrocinador nas camisolas, e chegaram inclusivamente durante algumas épocas a exibir o nome da mesma empresa..A maior ligação de um patrocinador a uma camisola de um clube português deu-se entre o FC Porto e a Revigrés, empresa de revestimentos cerâmicos. A entidade fundada pelo falecido Adolfo Roque esteve estampada na camisola dos dragões durante 23 anos (entre 1983 e 2006), ou seja, muitos jogadores não conheceram outra marca..A dupla de sucesso começou a ser desenhada em 1983, quando Alexandre Magalhães, então vice-presidente do FC Porto, pediu uma reunião a Adolfo Roque. A partir deste ano começou a ser possível fazer publicidade nas camisolas no futebol português e os dragões viram ali uma boa oportunidade de negócio junto de um conhecido empresário portista e conhecido adepto do clube. Começaram por pedir à Revigrés 12.000 contos, mas o acordo foi fechado por 11 mil. E depois, anualmente, foi sempre aumentando. Os dragões foram o primeiro clube português a ter um patrocínio nas camisolas a tempo inteiro..Até 2003, a Revigrés foi sempre o patrocinador principal do clube já na altura presidido por Pinto da Costa, sendo nesse ano substituída pela PT. Mas durante três anos, entre 2003 e 2006, a empresa de cerâmica continuou a mostrar-se nas competições europeias. Foi assim que na célebre conquista da Liga dos Campeões, em 2003/04, diante do Mónaco, a Revigrés correu o mundo nos festejos dos jogadores. Uma forma de compensar o facto de não terem aparecido na célebre final de 1997, em Viena, quando o FC Porto bateu o Bayern Munique, pois na altura a UEFA nao permitia patrocínios nos equipamentos dos clubes de futebol..Depois da Revigrés, o FC Porto rendeu-se às telecomunicações, mais concretamente à PT, uma ligação que dura até hoje apesar das mudanças de nome da operadora - TMN, MEO e hoje Altice..Adolfo Roque, maior acionista da Revigrés que faleceu em 2008, chegou a ser presidente do Conselho Fiscal do FC Porto. E a empresa, dada a ligação de vários anos ao clube, chegou a receber o título de Honorarium Sponsor..Benfica estreou-se com a Shell.O Benfica "acordou" para os patrocínios nas camisolas na temporada 1984-85. O sponsor escolhido foi a Shell, a empresa petrolífera britânica que naquela altura era uma das maiores gasolineiras a operar em Portugal. O primeiro contrato celebrado foi válido por dois anos e rendeu ao clube na altura presidido por Fernando Martins 45 mil contos, com a gasolineira a ter ainda o direito de construir uma bomba em frente ao estádio..Da empresa petrolífera, os encarnados passaram para uma marca nacional. A FNAC (Fábrica Nacional de Ar Condicionado) começou a figurar nas camisolas do Benfica, numa ligação que durou de 1987 a 1992. A empresa era propriedade de Alexandre Alves, empresário assumidamente benquista que chegou a candidatar-se à presidência do clube anos mais tarde..De 1993-94, o patrocinador das camisolas encarnadas foi o Casino Estoril e entre 1994 e 1996 o Benfica, à data presidido por Manuel Damásio, assinou um contrato com a Parmalat (empresa italiana de lacticínios), um negócio que permitiu ao Benfica contratar o célebre jogador argentino Claudio Caniggia e ainda o brasileiro Edilson. Na altura, a marca de lacticínios patrocinava vários clubes mundiais, casos do Parma, Palmeiras, Boca Junors, entre outros..A partir da temporada 1996-97, o Benfica passou para o campo das telecomunicações, assinando um acordo com a Telecel. Chegou nos tempos de presidência de João Vale e Azevedo a ter estampado nas camisolas a denominação Netc, uma subsidiária da operadora, e depois ainda exibiu na frente do equipamento a denominação Vodafone..De 2005 a 2015, os encarnados mudaram-se para a concorrência e assinaram com a PT/TMN. Chegaram a exibir a marca Sapo nas camisolas e mais recentemente MEO. Até que em 2015 mudaram de área e assinaram um contrato milionário com a empresa de aviação Fly Emirates, que patrocina alguns dos maiores clubes europeus. Uma ligação que se mantém até hoje..Sporting com carros, queijos e águas.O Sporting foi dos três grandes o clube que mais tarde teve patrocínio nas camisolas. Isto falando em épocas inteiras, porque os leões até foram os primeiros a exibir uma publicidade na parte da frente dos equipamentos, ainda que só por alguns dias..Aconteceu em junho de 1975, quando os leões se deslocaram a França para disputar um torneio amigável em Paris com o PSG (onde jogava na altura Johan Cruyff) e o Fluminense. E exibiram nas camisolas o patrocinador da prova, "France-Soir, Sport4". Mas isto foi algo pontual..O primeiro patrocínio a sério do Sporting nas camisolas surgiu na temporada 1987-88, depois de a direção presidida por João Amado de Freitas ter assinado um contrato com a FNAC durante o mês de setembro de 1987, colocando assim termo a uma resistência de vários anos em que os leões não quiseram colocar qualquer publicidade no equipamento às riscas verde e brancas..Curiosamente, nessa temporada, a FNAC também patrocinava o Benfica - o dono da empresa, Alexandre Alves, era assumidamente benfiquista e chegou anos mais tarde a candidatar-se à presidência do clube. Mas Amado de Freitas não viu qualquer problema nisso.."Cumpre assinalar que os responsáveis da FNAC, com especial relevo para o sr. Alexandre Alves, manifestaram grande visão ao patrocinar simultaneamente as camisolas dos dois maiores clubes de verdadeira expressão nacional. É fácil de concluir que o grande vencedor desta situação sem precedentes no futebol nacional é precisamente o patrocinador comum, que passa a ganhar praticamente sempre", disse na altura Amado de Freitas..O contrato rendeu nessa época 14 mil contos, mas foi colocado em causa na temporada seguinte com a chegada ao poder de Jorge Gonçalves, que achou ridículos os valores pagos pela FNAC. "Qual a razão que leva a direção do Sporting e os associados do clube a terem que suportar o patrocínio medíocre de uma entidade que não está disposta a reconhecer que uma equipa de futebol que custou sete milhões de dólares não pode trazer nas camisolas um símbolo (FNAC) que lhe dá a ridícula receita de 14 mil contos por ano, pagos em suaves prestações mensais?" Mesmo assim, a FNAC aguentou-se mais uma época nas camisolas verde e brancas..Nos anos que se seguiram, o Sporting mudou várias vezes de patrocínio e recorrendo a várias áreas. Da Nissan (1989-90), à seguradora Bonança (1990-91), passando pela água Caramulo (1992-93), a cerveja Faxe (1993-94) e o famoso queijo Castelões (1994-95)..A partir da temporada 1995-96, os leões viraram-se para as operadoras. Começaram por ter a SIC (televisão) nas camisolas nessa época, depois a Telecel (1996-97) e passaram depois para a PT. Seguiram-se a MEO e a TMN, e atualmente o patrocinador é a NOS..França deu pontapé de saída.Na Europa, os primeiros registos de patrocinadores nas camisolas de clubes surgiram em França na década de 1970, mais concretamente em 1971. Numa final da Taça, diante do Marselha, a equipa do Rennes surgiu em campo a fazer publicidade à água Vichy S. Yorre, que era também o sponsor da competição. E na época seguinte, também na mesma prova, Marselha e Bastia exibiram na parte da frente do equipamento o nome e o logotipo da famosa água Perrier..Na liga espanhola, o primeiro relato indica o Racing de Santander como o clube pioneiro a exibir publicidade na parte da frente das camisolas. Foi em pleno Estádio Santiago Bernabéu, na temporada 1981-82, frente ao Real Madrid, e o patrocinador era a Teka. Os merengues aderiram à moda dos patrocínios na temporada seguinte, escolhendo a Zanussi. Em Espanha, Barcelona e Ath. Bilbau resistiram até este século. O Barça, hoje patrocinado pela Qatar Aiways, elegeu na estreia a UNICEF, em 2006. Já o clube basco foi o último a converter-se, com a publicidade ao Bizkaia, em 2008..A Alemanha teve um grande boom a este nível em 1973, com vários clubes a renderam-se ao dinheiro dos patrocinadores. O Bayern Munique elegeu a Adidas, o Hamburgo e o Kaiserslautren a Campari e o Eintracht Frankfurt a Remington. Mas o percursor foi o Eintracht Braunschweig, que antes mesmo de a liga aprovar os patrocínios, pediu autorização para modificar o emblema com uma publicidade..Em Inglaterra, o modesto Kettering Town abriu as hostilidades em 1976 com uma publicidade a uma marca de pneus. Mas acabou por ter de a retirar por ordem da federação inglesa. Anos mais tarde, em 78, Derby County (Saab) e Liverpool (Hitachi) também se deixaram levar pelos patrocinadores. E apesar do OK da federação, desta vez foram as cadeias de televisão a ameçarem não transmitir os jogos da equipas que aparecessem em campo com patrocínios. Em 1983 deu-se a primeira final de uma competição, neste caso da Taça de Inglaterra, com duas equipas com publicidades nas camisolas - o Everton (Hafnia) e o Watford (Iveco).