Os relógios inteligentes da Google vão funcionar mesmo longe do smartphone
Na mesma semana em que a Apple coloca à venda o seu relógio inteligente, a Google desvendou as suas atualizações ao Android Wear, que incluem quatro funcionalidades que não existem no Apple Watch. Graças a uma delas, os utilizadores de Android Wear não vão precisar de ter o smartphone sempre com eles para que o relógio inteligente funcione.
O diretor de produto da Android Wear, Jeff Chang, explicou à revista Wired que muitos utilizadores de Android Wear se queixavam do facto de não poderem deixar os smartphones, visto que o relógio inteligente, ou smartwatch, deixa de funcionar se não estiver na proximidade do telemóvel Android a que está ligado. Isto acontece porque muito do processamento necessário para que o smartwatch funcione acontece no smartphone.
Para resolver este problema, a Google incluiu uma ligação wi-fi no smartwatch, através da qual este se pode ligar ao telemóvel. Assim, desde que o smartphone esteja ligado à Internet, "pode estar do outro lado da divisão ou do outro lado do mundo, e o relógio continuará a funcionar", escreve o jornalista David Pierce na Wired.
Outra das novas funcionalidades do smartwatch da Google permite que os utilizadores respondam a mensagens desenhando um emoji, uma pequena imagem, no ecrã. O relógio interpreta o desenho, transforma-o no emoji correspondente e envia-o ao contacto. "Não é preciso curso de belas artes", brinca David Singleton, da Android Wear, na publicação oficial em que anuncia as mudanças.
Além disso, as aplicações podem aceder a uma funcionalidade chamada "modo ambiente" (ambient mode, em inglês), em que gastam menos energia, mas permanecem ligadas mesmo que o utilizador baixe o pulso, o que normalmente apaga o ecrã do smartwatch. Assim, o utilizador não precisa de estar sempre a ligar de novo a aplicação com a lista de compras ou um mapa de que está a precisar.
A outra atualização ao Android Wear permite que os utilizadores procurem a aplicação ou o contacto que querem abrir carregando ou deslizando com o dedo no ecrã, algo que antes só se poderiam fazer através do controlo por voz.
As atualizações vão chegar aos sete modelos dos smartwatches Android Wear nas próximas semanas, de acordo com David Singleton da Google, começando pelo modelo novo, LG Watch Urbane. As atualizações foram anunciadas apenas alguns dias antes do lançamento do smartwatch da Apple, que vai chegar às lojas no dia 24 de abril, sexta-feira, e não tem nenhuma destas funcionalidades.