As tradicionais empresas de comunicação podem sim sobreviver e prosperar num novo mundo que emerge da revolução digital. Somos diferentes. Guardamos no nosso DNA a força criativa, a experiência e a sabedoria de navegar por cenários complexos, característico das grandes histórias empreendedoras..Como principais drives de inovação, a atitude de resiliência, os cuidados ainda maiores com a governança, a perceção da grande oportunidade de negócios e inclusão social que nos apresenta a economia sustentável e os desafios dos novos tempos em que o digital transforma definitivamente padrões de consumo e relações humanas e comerciais..Há 25 anos que fazemos comunicação de qualidade em Portugal, para Portugal e para o mundo e, sinceramente, o cenário de desafios de hoje não é muito diferente do que era nos anos 90..Como todos, conquistámos inúmeras vitórias e como poucos, sobrevivemos a momentos muito difíceis..Enfrentámos grandes grupos de comunicação nacionais e globais, crises políticas, sociais e económicas do nosso país e do mundo, superámos a era do alinhamento de contas internacionais, convivemos com várias cores de governo e com várias administrações de empresas..No decorrer da nossa história de conquistas e superação, temos o privilégio de trabalhar com grandes clientes e amigos, líderes de vários setores de atividade, com quem nos relacionamos há muito, alguns há 17 anos, e mais recentemente na construção de marcas-símbolo..Participámos da história de 123 marcas locais e globais, formámos 258 profissionais que atualmente colaboram em clientes e em todo o setor. Ano após ano fomos reconhecidos e somos a agência mais premiada do setor..Sempre gostei de liderar e continuo atraído pelo desafio em que o potencial de controvérsia ou fracasso mantém outros à distância..Em todos estes anos reunimos pessoas, ideias e recursos multistakeholders para a promoção do objetivo comum e ampliação do impacto de tudo o que nos propomos realizar..Em sintonia com esse espírito, criámos há 11 anos inovadores projetos ambientais e sociais que, como o Green Project Awards, o Green Savers e o Food & Nutrition Awards, fazem parte da história da agenda social e ambiental do nosso país..Permitam-me afirmar que somos vencedores..Esse espírito está dentro de nós e está mais vivo do que nunca. Celebramos as vitórias mas também nos alimentamos da adversidade. Afinal somos uma empresa portuguesa, filhos de uma nação de guerreiros e empreendedores desde sempre..Uma nação audaz que se transformou na primeira aldeia global, numa das grandes potências da Europa do século XV e num dos maiores impérios do mundo..Novas ideias que quando são associadas a antigos ideais, fazem toda a diferença. E se existe um ponto comum entre a obra de Pessoa, de Saramago e de Camões (especialmente Os Lusíadas), é que justamente todos os três glorificam a grandeza do País, celebram o domínio do Mar e o Portugal profundo..Temos raízes, temos referências. É preciso navegar e temos grandes navegadores. Só precisamos de acreditar mais no nosso protagonismo, no nosso lugar único na história do mundo e nas oportunidades que se apresentam à nossa frente..Se data mining, redes sociais e inteligência artificial fazem parte da nossa próxima carta de navegação, estamos prontos. Nesta era do conhecimento, reconhecemos a importância da big data e do digital, mas sem inteligência e pensamento estratégico, valores que sempre nos diferenciaram, não há futuro..Estamos a usar, cada vez mais, e de forma intensiva, dados e métricas para otimizar a tomada de decisões, assim como estamos a profissionalizar ainda mais a nossa atuação em todas as áreas, enquanto paralelamente assumimos compromissos com o desenvolvimento sustentável através da UN Global Compact e avançamos para o processo de certificação B Corp e GRI. Que venham os próximos 25 anos..José Manuel Costa é fundador e chairman da GCI Edelman & Sustainable Society Initiative