Os oito portugueses campeões do mundo em 2014

Títulos. A cavalo, de bicicleta, barco, moto ou patins, com uma prancha ou uma cana de pesca, eles foram os melhores naquilo que fazem
Publicado a
Atualizado a

Teresa Almeida fechou o grupo já mesmo perto dos últimos dias do prazo. Nas ondas de Playa Cavancha, uma estância balnear chilena na localidade de Iquique, banhada pelo Pacífico, a portuguesa de 22 anos superou a concorrência e sagrou-se campeã do mundo de bodyboard, no passado dia 12 de dezembro. Com essa conquista, juntou-se a uma lista rara com apenas mais sete nomes: Rita Vieira, Bruno Pica da Conceição, Diogo Câmara, Ivo Oliveira, João Cordeiro, José Souto e Vasco Ribeiro.

Provavelmente, muitos destes oito nomes dir-lhe-ão pouco, caro leitor. Não têm, seguramente, a projeção mediática de Cristiano Ronaldo. Mas, tal como o jogador do Real Madrid, são figuras de eleição naquilo que fazem. Mais: são eles os oito campeões mundiais que o desporto português celebrou em 2014, em disciplinas individuais.

Tal como o CR7 - que, apesar de praticar um desporto coletivo, foi distinguido individualmente como Melhor Futebolista do Ano, pela FIFA, em janeiro -, estes "oito magníficos" são os melhores do mundo dentro das respetivas modalidades e/ou categorias etárias. Alguns deles não são sequer profissionais, muitos vivem ainda em casa dos pais e outros talvez nunca farão da modalidade em que são os melhores do mundo o seu "ganha-pão" no futuro. Mas o orgulho de chegar ao topo é impagável. E essa é uma conquista que já ninguém lhes pode negar. Nestas páginas vamos recordar então os maiores feitos individuais do desporto português durante este ano que agora se despede.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt