Os oito portugueses campeões do mundo em 2014
Teresa Almeida fechou o grupo já mesmo perto dos últimos dias do prazo. Nas ondas de Playa Cavancha, uma estância balnear chilena na localidade de Iquique, banhada pelo Pacífico, a portuguesa de 22 anos superou a concorrência e sagrou-se campeã do mundo de bodyboard, no passado dia 12 de dezembro. Com essa conquista, juntou-se a uma lista rara com apenas mais sete nomes: Rita Vieira, Bruno Pica da Conceição, Diogo Câmara, Ivo Oliveira, João Cordeiro, José Souto e Vasco Ribeiro.
Provavelmente, muitos destes oito nomes dir-lhe-ão pouco, caro leitor. Não têm, seguramente, a projeção mediática de Cristiano Ronaldo. Mas, tal como o jogador do Real Madrid, são figuras de eleição naquilo que fazem. Mais: são eles os oito campeões mundiais que o desporto português celebrou em 2014, em disciplinas individuais.
Tal como o CR7 - que, apesar de praticar um desporto coletivo, foi distinguido individualmente como Melhor Futebolista do Ano, pela FIFA, em janeiro -, estes "oito magníficos" são os melhores do mundo dentro das respetivas modalidades e/ou categorias etárias. Alguns deles não são sequer profissionais, muitos vivem ainda em casa dos pais e outros talvez nunca farão da modalidade em que são os melhores do mundo o seu "ganha-pão" no futuro. Mas o orgulho de chegar ao topo é impagável. E essa é uma conquista que já ninguém lhes pode negar. Nestas páginas vamos recordar então os maiores feitos individuais do desporto português durante este ano que agora se despede.