"Os líderes europeus e o Sr. Trump vão trabalhar em conjunto porque têm de trabalhar em conjunto"

Peter Chase, membro do German Marshall Fund dos EUA, afirma, em entrevista ao DN, que é preciso criar empregos e promover o investimento para travar os movimentos populistas na Europa.
Publicado a
Atualizado a

O Brexit na Grã Bretanha e a eleição de Donald Trump nos EUA são sintoma de descontentamentos comparáveis?

Não creio serem as mesmas razões que estiveram na base do Bexit e da eleiçao de Trump, mas há claramente várias semelhanças. Há duas comunidades que esperam que os seus governos fizessem coisas que não fizeram e queriam um sentido de futuro. E isto jogou nas duas eleições. Precisamos de estudos, mas creio que muitas pessoas votaram onde não votavam tradicionalmente. O Brexit e o sr. Trump ganharam em parte com o voto de pessoas que se envolvem no processo democrático como não o faziam há muito tempo. Mas a especificidade dessas duas vitórias é diferente. A discussão sobre a relação entre a União Europeia e a Grã Bretanha dura muito tempo.

E o crescimento dos movimentos populares na Europa após a eleição de Donald Trump poderá ser travado?

Nesse aspeto o senhor Juncker estava certo quando disse que é preciso criar empregos e promover o crescimento. As pessoas precisam de ter uma perspetiva de futuro.

Estímulo ao crescimento através de investimento público na UE?

A União Europeia não tem recursos para os Estados gastarem. Muitos Estados não têm recursos para os governos gastarem. Então a questão que têm de responder é como fazer o para fazer crescer o investimento privado. É aqui que se joga o papel da UE na criação de um ambiente para o negócio, mas há muitas medidas que os governos nacionais têm de tomar. Penso que quando se olha para o debate europeu tem de haver um alinhamento maior entre a responsabilidade e a autoridade. A UE tem sido responsável por muitas coisas sobre as quais não tem autoridade e os governos nacionais estão a escapar às suas responsabilidades sobre coisas em que têm autoridade. Os governo devem e podem gastar mais, mas gastar mais não é a resposta, a resposta está no setor privado gastar mais. Isto é mais sustentável a longo prazo.

As relações entre a UE e futura administração americana irão deteriorar-se?

Os líderes europeus e o senhor Trump vão trabalhar em conjunto porque têm de trabalhar em conjunto. Por muitas razões Haverá muitas diferenças - por exemplo no que diz respeito às alterações climatéricas. É possível que uma grande parte dos cidadãos europeus tenha problemas com as políticas do senhor Trump, mas no futuro poderão vir a ter uma visão mais positiva das suas políticas.

Em Bruxelas

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt