"Os hotéis em Portugal são muito autênticos e as pessoas são adoráveis"
Quantos hotéis portugueses estão no guia da Condé Nast Johansens?
Recomendamos 21 hotéis em Portugal. Tem hotéis fabulosos e temos na nossa seleção hotéis verdadeiramente espetaculares. No Algarve, Guimarães, Lisboa, Sintra. O que os proprietários fazem realmente muito bem é aproveitar as regiões distintas - a gastronomia, a praia, o campo. Cada propriedade - que temos na nossa coleção - identificou a sua característica única para promover, oferecem algo único e promovem-no verdadeiramente bem.
Tem ligações a Portugal desde pequena...
Sim, tenho ligações familiares de quando era pequena. Tenho família que vivia em Cascais, o meu tio e a minha tia, nos anos 70 e 80. E ainda hoje gosto de voltar a Portugal.
Trabalhou também em Portugal, não foi?
Não. Quando comecei a trabalhar para a Condé Nast foi como diretora para o desenvolvimento de vendas e trabalhei no mercado ibérico - que descobri ser bastante grande. Por isso trabalhei em Portugal, mas não de forma permanente, estava sediada em Londres e ia e voltava.
O mercado dos hotéis de luxo mudou muito desde que conhece o nosso país?
Penso que eles estão a mostrar o caminho, para ser sincera. No setor do luxo todos passam um mau bocado com a recessão e a crise mas o setor do luxo ajudou a manter a cabeça erguida. É tudo uma questão de serviço para Portugal. E as pessoas, que são tão adoráveis. E é por isso que os britânicos gostam tanto dos portugueses e de Portugal. É muito especial ficar no hotel português.
O setor está acima da média em Portugal? Somos um país pequenos e na noite de segunda-feira ganhámos quatro prémios entre os nomeados europeus.
Os hotéis portugueses são muito proativos connosco.
Diria que o serviço e as pessoas em Portugal são as mais-valias dos hotéis de luxo?
Acho que é uma mistura. Os hotéis são muito autênticos e as pessoas são adoráveis. Por isso, mesmo que eles não acertem completamente no serviço, porque a cultura em Portugal é de uma maneira mais calma de vida e mais relaxada do que os europeus do norte ou a cultura americana. Penso que quando vamos e ficamos num hotel em Portugal, qualquer hóspede internacional tem de ser respeitador e preparar para estar numa posição de que, uma vez em Portugal, deve aceitar a forma de fazer dos portugueses. Os hotéis portugueses estão a melhorar ao encontro das exigências dos mercados americano, britânico e do norte da Europa, onde as pessoas querem tudo no momento, não são tão pacientes. É um equilíbrio entre ter o autêntico serviço português, o calor dos portugueses, e o serviço como é esperado no circuito internacional. Eu sou um bocadinho parcial porque adoro Portugal e quando vou e fico já vou preparada para a experiência. Temos de nos pôr no país e absorver a atmosfera.
Quais vão ser os destinos mais procurados a nível mundial?
Devíamos fazer um novo inquérito sobre isso, porque os tempos mudaram. Penso que a África do Sul é um mercado muito forte para o mercado inglês, tem tudo que ver com a moeda, quando temos a volatilidade do câmbio isso afeta os locais para onde as pessoas vão viajar. Aponto África do Sul e Ásia - Filipinas tem sido muito popular. Para os ingleses, se tivermos dinheiro, vamos voltar a Espanha, Portugal e França, porque é perto. Viajar vai ficar mais caro. Iremos em viagens curtas pela Europa, com o brexit. Mas staycation [ficar cá dentro] é muito popular neste momento. Mas é pouco comum para os britânicos, porque eles gostam de viajar. Por isso, as tendências no Reino Unido neste momento são ficar por cá, o que para o mercado inglês de hotéis é fantástico, porque de repente têm todos os ingleses a quererem ficar nos seus hotéis. Mas acho que o verdadeiro mercado de luxo vai continuar a viajar. E os britânicos têm uma relação verdadeiramente forte com Portugal e vão continuar a ir.
O que procuram os hóspedes nos hotéis de luxo?
É diferente para todas as pessoas. Alguns clientes gostam de sentir que estão em casa, quando vão para fora, outros querem sentir que estão num palácio e que vão ser tratados como reis e rainhas. Estava a falar há pouco sobre o que é o luxo e acho que os clientes de hoje estão mais conscientes de que se vão gastar muito dinheiro num hotel para passar um fim de semana, ou umas férias longas, querem que o quarto seja fantástico, que o restaurante seja fantástico, que o serviço seja fantástico, que a decoração seja fantástica. Cada detalhe tem de ser fantástico, e se um desses aspetos for abaixo disso, a sua opinião sobre o hotel vai ser completamente diferente. A única coisa que acho que passa, se houver uma área que não é tão bem-sucedida, é se o serviço for excelente. Se o staff for espetacular, se as pequenas coisas não correm bem isso passa mais despercebido. É isso que as pessoas estão à procura no luxo: que cada aspeto da propriedade seja espetacular.
O que espera que o guia da Condé Nast signifique para os turistas que o consultam?
Espero que diga luxo e confiança. Confiança é a palavra e integridade. Um nível de luxo que eles podem confiar e esperar que exista nos hotéis da nossa coleção.