Os grandes combates de Muhammad Ali

Em 21 anos de carreira nos ringues - entre 1960 e 1981 - Muhammad Ali teve 56 vitórias, cinco derrotas e nenhum empate. Vencendo ou não, vários os combates seus ficaram na história e registados em vídeo
Publicado a
Atualizado a

Aos 22 anos derrotou um campeão do mundo, naquele que foi o seu primeiro grande combate. Teve sempre mais tendência para os ganhar, mas Joe Frazier mostrou que Muhammad Ali podia ser dos melhores, mas não era imbatível.

A 25 de fevereiro de 1964, Ali defrontou o então campeão do mundo Sonny Liston. Já tinha conquistado a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos quatro anos antes, não sendo, portanto um desconhecido. Ainda assim, o então jovem Cassius Clay (ainda não tinha mudado o nome) era visto como um pugilista demasiado inexperiente. A história foi outra, com Ali a ser tão rápido que Liston quase que se atingiu a si próprio.

[youtube:bvzw9xSuEHY]

O combate com Ernie Terrell ficou mais famoso com o que se passou antes, do que no ringue. Ali converteu-se ao islão e deixou para trás o que dizia ser o nome de escravo, Cassius Clay. No entanto, Terrell recusou tratar o adversário por Muhammad Ali (vídeo em baixo aos 2:05 minutos).

[youtube:7vAiqnbOJzc]

Quanto ao combate, foi mais uma vitória para Ali.

[youtube:6qkMlDuwBPY]

O "combate do século", como foi apelidado, pôs frente-a-frente Muhammad Ali e Joe Frazier, em 1971, no Madison Square Garden, que teve por assistência a nata da sociedade e celebridades americanas. Ambos eram pugilistas de respeito, mas Ali era considerado mais forte e o preferido do público. Jogaram contra Muhammad Ali os efeitos de três anos de suspensão da sua carreira, por se ter recusado a lutar no Vietname, e Joe Frazier venceu o combate. Este foi o último combate que Ali

[youtube:YjbxoiUBR50]

Três anos depois, frente a George Foreman, Muhammad Ali fazia aquele que será talvez, o mais famoso combate de boxe da história. Nunca antes derrotado, Foreman foi levado à exaustão por Ali, que aliou a rapidez dos seus golpes a uma estratégia arriscada de usar as cordas do ringue como suporte para fugir ao alcance do adversário.

[youtube:bVseoF1-p3M]

O terceiro encontro no ringue de Muhammad Ali e Joe Frazier entrou nos tristes anais da história pela sua brutalidade. A animosidade entre os dois pugilistas era então tal que o combate se traduziu por uma violência brutal e sem vestígios do estilo e destreza que caracterizava qualquer deles. O combate só terminou porque Joe Frazier, já cego e insistindo em continuar a lutar, foi retirado do ringue à força pelo seu treinador Eddie Futch. Ali desmaiou de exaustão logo a seguir, quando o júri já o tinha dado como vencedor.

[youtube:3_JUT8JqmHY]

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt