Os algoritmos que adivinham os vencedores dos Óscares (e o que dizem para 2016)
As previsões para os vencedores dos Óscares não passam, muitas vezes, de um exercício de futurologia. O que é natural, uma vez que, excetuando o que a crítica sugere, não há quem consiga adivinhar as decisões da Academia. Porém, há quem experimente mesmo assim: se a astrologia não garante grandes resultados, o melhor é confiar na tecnologia.
Nesta área, as previsões baseiam-se na estatística e análise de dados. Muitas vezes estão corretas, mas claro, nada é garantido até ao final da cerimónia. A Google não tentou sua sorte, porém, a Microsoft não quis deixar de apresentar os vencedores prováveis das estatuetas douradas. Serviu-se para isso do Bing, o seu motor de busca.
Através de um modelo que combina o interesse do público - na Internet e redes sociais - por cada nomeado, e os resultados em prémios semelhantes, dos Bafta aos Globos de Ouro, a Microsoft chegou a eventual pódio desta noite na categoria de melhor filme: a competição está ao rubro, mas O Renascido tem uma probabilidade de 37% de se sagrar vencedor, contra os 26% de O Caso Spotlight e 19% para A Queda de Wall Street. Na categoria de melhor ator, Leonardo DiCaprio leva a dianteira, com 73%, e Brie Larson, como melhor atriz, tem 76% de possibilidades de ganhar o Óscar. No ano passado, lembra o Huffington Post, o Bing conseguiu prever 20 dos 24 vencedores da cerimónia.
[youtube:LoebZZ8K5N0]
A estatística também é uma boa aposta quando se trata de adivinhar resultados. O FiveThirtyEight, blog fundado pelo norte-americano Nate Silver - especialista em sondagens e estatística - recorre a um modelo matemático que se baseia nas nomeações e vitórias dos filmes escolhidos para os Óscares noutros prémios da indústria cinematográfica. No entanto, o algoritmo aqui usado não atribui o mesmo número de pontos a uma vitória nos Bafta (prémios da academia britânica) ou nos Globos de Ouro, por exemplo. E são incluídos igualmente os resultados das cerimónias dos Óscares nos últimos 25 anos.
[artigo:5050386]
Neste caso, as previsões apontam para que o melhor filme seja um dos três no pódio também definido pelo Bing, mas com uma diferença: se O Renascido continua em primeiro, segue-se A Queda de Wall Street e só depois O Caso Spotlight. Dicaprio e Brie Larson são igualmente as apostas do blog para melhores intérpretes.
[youtube:5HkbSbwEPNc]
A BBC, por outro lado, falou com duas empresas de análise de dados, Cognizant e Clarabridge, para apurar dos prováveis vencedores na categoria de melhor filme. O Renascido vence novamente, com 64% das probabilidades, mas segundo este modelo - que explicamos mais à frente - Mad Max: Estrada da Fúria surge logo a seguir, com 19,2% das hipóteses. Em terceiro, Brooklin, com 13,6%, e depois A Ponte dos Espiões, com 11,2%. Só então surge O Caso Spotlight, com 7,2%, a mesma pontuação que O Marciano e O Quarto. Com apenas 4% neste ranking, vem A Queda de Wall Street. Neste caso, as variáveis em análise para chegar aos resultados foram 150, entre as quais as receitas de bilheteira, as críticas e até as opiniões dos espetadores em função das idades.