Organização juvenil reivindica ataque a autocarro turístico em Barcelona

A organização juvenil de esquerda Arran, que defende a independência da Catalunha e tem ligações ao partido de extrema-esquerda CUP, reivindicou hoje o assalto a um autocarro turístico em Barcelona.
Publicado a
Atualizado a

Depois de, na passada quinta-feira, quatro encapuzados terem assaltado um autocarro turístico na cidade de Barcelona, tendo pintado a parte dianteira do veículo, hoje o movimento Arran difundiu um vídeo na rede social em que mostra o ataque, que não causou danos em pessoas.

"Não é turismofobia, é autodefesa contra o 'bairrocídio'!", proclamou Arran numa mensagem no Twitter.

Segundo o movimento Arran, o "turismo de massas mata bairros, destrói o território e condena à miséria a classe trabalhadora", pelo que a organização luta "contra um modelo de turismo predador" e "assassino" que "gera postos de trabalho precários, temporários, que gentrifica as cidades e gera lucros como poucos".

Arran critica ainda os "responsáveis políticos que ignoram as reivindicações" das organizações que trabalham por "construir um modelo turístico alternativo e sustentável".

A organização juvenil Arran tem ligações à CUP (Candidatura de Unidade Popular), partido de extrema-esquerda que defende a independência da Catalunha.

Em 2016, Barcelona recebeu 32 milhões de visitantes. Na cidade espanhola da Catalunha vivem regularmente 1,6 milhões de pessoas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt