Orçamento de contenção em 2011

A bienal de design, que se realiza entre 28 de Setembro e 27 de Novembro, encolheu o seu orçamento em 600 mil anos relativamente a 2009.
Publicado a
Atualizado a

Os números previstos para a edição deste ano da EXD'11 foram divulgados na segunda-feira pela directora da experimentadesign, Guta Moura Guedes, explicando que a medida, imposta pela própria associação, acompanha a contenção em que vive o país. Os cortes reflectem-se, segundo a directora, na divulgação internacional.

Mantém-se, no entanto, a vocação internacional da iniciativa, frisou Guta Moura Guedes. "A Experimenta continua a se referida como um dos espaços onde se pode vir uma semana ou dois meses para investigar, estudar e reflectir sobre design", sublinhou, aludindo à recente passagem pela feira do sector em Milão.

A EXD'11 realiza-se entre 28 de Setembro e 2 de Novembro e, ao contrário de edições anteriores, o objectivo foi concentrar as iniciativas numa área que pudesse ser percorrida a pé, e também mais ecológica. Os eventos acontecem entre o Jardim das Amoreiras, o Príncipe Real, o Chiado, a Baixa, o Cais do Sodré e a Sé. A concentração de esforços também permitiu reduzir custas de logística, explicou Guta Moura Guedes.

Sob o tema Useless, a EXD'11 propõe-se explorar a palavra no sentido do uso e do não uso. De que forma usamos os objectos? Por que o fazemos e como?, resumiu a directora. O tema foi escolhido há cerca de dois anos, quase quando a última edição terminou, e parece de propósito. "Estamos no momento em que temos de actualizar recursos", disse, durante a conferência de imprensa no Palácio Quintela, quartel-general da experimentadesign e onde actualmente pode ser vista a exposição Ordem de Compra. Outro eixo de reflexão do tema prende-se com outra questão, lançada por Guta Moura Guedes: "Em que medida os espaços e tempos que considerados perdidos e inúteis estão relacionados com a criatividade e a inovação?".

A EXD'11 resulta de um protocolo entre a associação sem fins lucrativos experimentadesign, o ministério da Cultura, o ministério da Economia e Inovação, o Turismo de Portugal e a câmara municipal de Lisboa.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt