Oposição a Maduro candidata ao Prémio Sakharov

São também finalistas à distinção do Parlamento Europeu a guatemalteca Lolita Chávez e o sueco-eritreu Dawit Isaak
Publicado a
Atualizado a

A oposição democrática na Venezuela, uma defensora dos direitos humanos guatemalteca e um jornalista sueco-eritreu são os finalistas do Prémio Sakharov, anunciou ontem o Parlamento Europeu.

Segundo a organização não-governamental Foro Penal Venezolano contam-se 439 presos políticos (90 em prisão domiciliária) naquele país da América do Sul. Estes, representados pelos ativistas Leopoldo López, Antonio Ledezma, Daniel Ceballos, Yon Goicoechea, Lorent Saleh, Alfredo Ramos e Andrea González, bem como o presidente da Assembleia Nacional, Julio Borges, encarnam a oposição democrática na Venezuela ao regime de Nicolás Maduro. "É uma oportunidade para provar que estamos comprometidos com a democracia e os direitos humanos na América Latina", defendeu a eurodeputada espanhola Beatriz Becerra sobre a atribuição do Prémio àquele grupo. Também da América Latina, mas na Guatemala, é originária Aura Lolita Chavez Ixcaquic. Defensora dos direitos humanos e do ambiente, tem recebido ameaças de morte pela sua ação no Consejo de Pueblos Ki"che contra a depredação das florestas levada a cabo pelas multinacionais mineradoras e hidroelétricas. "Até me chamam terrorista", disse numa entrevista ao espanhol Público. Em 2015, segundo a Global Witness, uma média de três ativistas ambientais foram mortos por semana.

Dawit Isaak foi preso em 2001 numa vaga de repressão política na Eritreia. De dupla nacionalidade (sueca e eritreia), este jornalista e escritor defendia reformas democráticas naquele país do Corno de África. Ao fim de 16 anos, Isaak não chegou a ser julgado, nem sequer recebeu qualquer acusação. Não é visto desde 2005 e já foi finalista do Prémio em 2009.

O presidente do Parlamento Europeu vai reunir-se com os líderes dos grupos políticos, no dia 26, para decidir quem é o laureado do 30.º Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento, o qual será entregue em Estrasburgo no dia 13 de dezembro.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt