Ricardo Salgado: Acusação "é completamente infundada"
Acusado de 21 crimes no âmbito da Operação Marquês, Ricardo Salgado reagiu hoje, através do seu advogado, para garantir que está inocente e criticar a investigação.
Francisco Proença de Carvalho leu esta manhã um comunicado e não respondeu a qualquer pergunta dos jornalistas. Ricardo Salgado também se manteve em silêncio. O advogado, que começou por elogiar a força e firmeza do antigo presidente do BES, garantiu que Salgado "não praticou qualquer crime" e defendeu que a acusação "é completamente infundada" e que "o processo não tem, nem pode ter, factos e provas de qualquer crime".
"O dr. Ricardo Salgado foi uma espécie de boia de salvação para um processo que se estava a afogar nas suas múltiplas teses contraditórias e ainda para outras pessoas", defendeu.
O advogado considerou que "este processo infringiu todas as regras de decência", censurou a "violação do segredo de justiça" e a "promiscuidade com comunicação social". Segundo Francisco Proença de Carvalho, o ex-presidente do BES "quando foi inquirido, só foi confrontado com presunções e suposições" e, agora, "quando se conhece a acusação, já a opinião pública foi intoxicada com sistemáticas mensagens distorcidas para destruir a imagem" do antigo banqueiro.
"Este processo ficará na história como um dos piores exemplos de violações de direitos e garantias que qualquer cidadão, pobre ou rico, deve ter num Estado de Direito Democrático, no século XXI", defendeu, garantindo que "não se deixará condicionar ou esmagar por qualquer ato abusivo" e "levará até às últimas consequências a sua defesa".
A defesa de Ricardo Salgado disse esperar que Ricardo Salgado venha a ser ilibado. "A defesa do Dr. Ricardo Salgado espera que as estratégias de contaminação da opinião pública não impeçam que verdadeiros Juízes possam um dia fazer o juízo que se impõe: sereno, objetivo e no estrito respeito pela legalidade", disse. "Se tal vier a suceder, como se impõe, o Dr. Ricardo Salgado virá a ser, mais tarde ou mais cedo, ilibado neste processo", acrescentou.
O advogado realçou que Salgado sempre colaborou, estando ao dispor das autoridades e que "o respeito institucional tem-se mantido, apesar das múltiplas violações dos seus direitos".
Ricardo Salgado está acusado de corrupção ativa de titular de cargo político, corrupção ativa, branqueamento de capitais, abuso de confiança, falsificação de documento e fraude fiscal qualificada.