Onda de choque de uma supernova captada pela primeira vez

NASA conseguiu imagens que procurava há muito: a explosão de uma estrela. Aconteceu a 1200 milhões de anos luz da Terra
Publicado a
Atualizado a

A Agência Espacial Norte-Americana (NASA) conseguiu pela primeira vez captar imagens da onda de choque de uma supernova. Momento durou 20 minutos e aconteceu a 1200 milhões de anos-luz de distância.

Uma supernova é a explosão colossal de uma estrela em final de vida e faz com que esta brilhe mais do que algumas galáxias, durante algumas semanas até que se paga para sempre. Há muito que a NASA procurava captar este momento e consegui-o agora com o telescópio espacial Kepler.

Uma equipa internacional de investigadores analisou 50 mil milhões de estrelas que foram fotografadas pelo Kepner num período de três. O objetivo era encontrar supernovas. Até que encontraram o que procuravam: uma supergigante vermelha 500 vezes maior que o nosso Sol, a 1200 milhões de anos-luz de distância.

[youtube:bzVy8OFFim4]

Compreender a física destes violentos eventos permite aos cientistas compreender como as sementes da complexidade química e da própria vida forma espalhados no espaço e tempo na nossa galáxia. "Todos os elementos pesados no universo aparecem de explosões de supernovas. Por exemplo, toda a prata, níquel e cobre na Terra e mesmo nos nossos corpos vieram da morte explosiva das estrelas", explicou Steve Howell, cientista do projeto Kepner e K2 da NASA. "A vida existe por causa de supernovas".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt