Oligarca russo crítico de Putin morre ao cair de terceiro andar de hotel na Índia

Pavel Antov, fundador de um dos maiores produtores de carne e salsichas da Rússia, encontrado morto após queda da janela do terceiro andar de um hotel na Índia.
Publicado a
Atualizado a

O político eleito mais bem pago da Rússia, que havia criticado a guerra na Ucrânia, foi encontrado morto este sábado após uma misteriosa queda da janela do terceiro andar de um hotel na Índia.

O multimilionário Pavel Antov, membro do principal partido pró-Putin Rússia Unida e que em 2000 fundou o grupo Standard Vladimir, um dos maiores produtores de carne e salsichas daquele país, estava numa viagem para comemorar o 66.º aniversário.

Já na quinta-feira, outro membro do mesmo partido morreu vítima de ataque cardíaco.

Antov era membro do parlamento na assembleia legislativa da região de Vladimir.

O Cônsul Geral da Rússia em Calcutá, Alexei Idamkin, disse à agencia de notícias russa TASS que Antov caiu da janela de um hotel em Rayagada, no estado de Odisha. "Estamos a acompanhar de perto a investigação e a receber todas as informações da polícia de Odisha", adiantou o diplomata.

Em junho, Antov criticou publicamente a guerra e os ataques aéreos em Kiev, descrevendo-os como "terror" russo. "Uma menina foi retirada dos escombros, o pai da menina parece ter morrido. Estão a tentar retirar a mãe com um guindaste. Para dizer a verdade, é extremamente difícil chamar isso de outra coisa senão terror", afirmou sobre o ataque russo com recurso a mísseis.

Desde então que Antov passou a ficar sob forte pressão, tendo sido obrigado a retirar os comentários a pedir desculpa, tendo esclarecido nas redes sociais que se tratou de "um infeliz mal-entendido" e um "erro técnico", insistindo que "sempre apoiou o presidente" [Vladimir Putin] e que apoiou "sinceramente" os objetivos da operação militar.

A imprensa indiana diz que o magnata russo saltou do telhado do hotel e foi encontrado sobre uma opoça de sangue. O seu guia indiano levou-o para o hospital, mas Antov foi declarado morto por um médico.

A imprensa russa refere que a polícia indiana "não descarta a possibilidade de que Pavel Antov possa ter ficado deprimido com a morte do seu amigo [o que morreu na quinta-feira vítima de ataque cardíaco] e cometido suicídio".

Antov deixa a mulher e uma filha.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt