Olegário Benquerença apita Sporting-FC Porto

O árbitro de Leiria foi esta terça-feira nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para arbitrar o clássico entre Sporting e FC Porto da 23.ª jornada da Liga.
Publicado a
Atualizado a

Olegário Benquerença vai assim dirigir pela quinta vez um clássico entre Sporting e FC Porto, o último dos quais resultou num nulo, a 29 de dezembro de 2013, na fase de grupos da Taça da Liga.

Antes, esteve num triunfo do FC Porto em 2003, por 4-1, para a Liga, e em dois encontros da Taça de Portugal, um nas meias-finais de 2005/06, em que os "azuis e brancos" venceram no desempate nas grandes penalidades, após um empate 1-1, e na final de 2008, ganha pelo Sporting, por 2-0.

O juiz de Leiria, recorde-se, esteve em destaque pela negativa recentemente pela arbitragem cheia de casos num jogo entre o Rio Ave e o Sp. Braga, das meias-finais da Taça da Liga. De acordo com o jornal O Jogo, o observador do encontro, José Ferreira, atribui 2.0 ao árbitro de Leiria, considerando que este teve influência no resultado final.

Ao contrário do que é habitual, as nomeações dos árbitros desta jornada foram divulgadas com muitos dias de antecedência. Em declarações à Antena, o ex-juiz Paulo Paraty elogiou a nomeação de Benquerença para o clássico, mas criticou o anúncio feito tão antecipadamente: "Vítor Pereira [presidente do Conselho de Arbitragem da FPF] voltou atrás na sua decisão. Aquele argumento de divulgar o nome dos árbitros o mais tarde possível fica neste momento quebrado ao meio. Apesar de haver jogos de sexta a segunda-feira, os árbitros já são conhecidos. Se a medida visava aliviar a pressão... Talvez só no próximo conselho de arbitragem, não sei".

Na Madeira, o Nacional-Benfica, vai ser apitado por Manuel Mota de Braga. Vasco Santos, o árbitro que esteve no polémico Setúbal-Sporting não está nas escolhas do Conselho de Arbitragem.

Nomeações para a 23ª jornada:

Académica-Sporting de Braga, Marco Ferreira (Madeira)

Gil Vicente-Rio Ave, Jorge Sousa (Porto)

Estoril-Praia-Marítimo, Pedro Proença (Lisboa)

Vitória de Guimarães-Paços de Ferreira, Bruno Paixão (Setúbal)

Belenenses-Vitória de Setúbal, Rui Costa (Porto)

Arouca-Olhanense, Jorge Ferreira (Braga)

Sporting-FC Porto, Olegário Benquerença (Leiria)

Nacional-Benfica, Manuel Mota (Braga)

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt