Oito locais para celebrar o Natal e o Ano Novo
Agora que 2023 está próximo do fim, chegou a altura de fazer um balanço do que este ano significou para nós, do que nos trouxe, do que levou e, sobretudo, de quem queremos ao nosso lado no próximo Réveillon. E como não há melhor remédio para a alma do que viajar, o Turismo do Centro aconselha-o a recarregar baterias numa das várias aldeias, vilas e cidades que enchem o coração de espírito natalício e festivo. Mas se não se quer perder no meio de tanta oferta, espreite as sugestões que preparamos para si e deixe-se levar para destinos onde talvez nunca pensou ir. Fica prometido que se irá surpreender.
Viseu
De 8 de dezembro a 7 de janeiro, nem o frio das noites de inverno vai impedir viseenses e turistas de visitar "Viseu Natal". O programa natalício da Cidade-Jardim foi pensado para quem espera todo o ano pelo Natal e, por isso, o Rossio e a Rua Direita voltam a receber o icónico Mercado de Natal, onde pode adquirir produtos artesanais para oferecer a quem mais gosta. Além disso, Viseu proporciona-lhe várias oportunidades de viver a quadra natalícia, entre concertos, ruas iluminadas e oficinas na Biblioteca e nos Museus do município.
E, claro, não podemos falar do que pode fazer em Viseu nestas festas sem mencionar o programa que o concelho preparou para a Passagem de Ano. Além do indispensável espetáculo de fogo de artifício nas margens do Rio Pavia, as celebrações serão marcadas pelo concerto de José Cid, autor dos temas incontornáveis da música portuguesa como "Cai Neve em Nova York". Se vai nevar em Viseu, não sabemos, mas apostamos que não vai querer perder este espetáculo.
Bussaco
Por outro lado, caso procure fugir aos vários estímulos da cidade, a Mata Nacional do Bussaco e o seu sossego quase mágico oferecem-lhe o refúgio que procura. Este ano, o evento "Natal na Mata" convida os visitantes a festejar a época mais bonita do ano no meio da natureza. Nos dias 22 e 23 de dezembro, respetivamente, as crianças e as famílias podem participar nas Oficinas de Natal. Mas as diversões não acabam no mês de dezembro. Até 7 de janeiro, pode ver a exposição de figuras do Menino Jesus, a maior de Portugal, no Convento de Santa Cruz.
Já que planeia celebrar o Natal nesta floresta encantada, porque não ficar mais uns dias? "Celebre o Fim de Ano onde os reis o faziam", sugere-lhe o Bussaco Palace. E se é um palácio digno de um conto de fadas que lhe faz o convite, como é que o pode recusar?
Lourinhã
Dizem que o Natal é a época mais mágica do ano e a Lourinhã consegue prová-lo até aos mais céticos graças ao "Lourinhã Natal". Este evento, que termina a 5 de janeiro, foi feito especialmente a pensar nas crianças, oferecendo-lhes várias oportunidades para se deslumbrarem com a magia natalícia, incluindo uma Casinha dos Doces, Tenda de Natal, um Mercadinho e um Presépio.
Enquanto os miúdos se divertem, os graúdos podem tratar dos presentes no comércio local. Caso façam compras no valor de 15 euros, habilitam-se a ganhar prémios num sorteio organizado pelo Município, em parceria com a Associação Comercial, Industrial e Serviços da Região Oeste, a Associação de Desenvolvimento Local da Lourinhã e a União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia.
E se, na época natalícia, todos os caminhos vão dar à Praça José Máximo, na noite de 31 de dezembro, a Praia da Areia Branca é o destino a colocar no mapa para uma Passagem de Ano divertida e única, junto ao mar. Ou, caso prefira receber 2024 num ambiente mais resguardado, propostas para a entrada no novo ano em hotéis não vão faltar.
Fundão
As cerejas podem ser as personagens principais no verão, mas, no inverno, o protagonismo é da iniciativa "Natal Fundão 2023". Até 6 de janeiro, esta iniciativa dá vida ao concelho com iluminações e animações de rua e um Mercado de Natal com artesanato e produtos gastronómicos. Este evento chama ainda a população a participar em concursos para decidir quem tem a melhor árvore de Natal, o melhor presépio e o melhor bolo-rei.
Em simultâneo, ao longo do "Natal Fundão 2023", as crianças podem visitar o Pai Natal, viajar no Comboio de Natal e dar asas à imaginação nas sessões da Hora do Conto. Há ainda ateliers, concertos e uma feira do livro para envolver toda a família no espírito da quadra.
Para o Ano Novo, o concelho convida-o a uma experiência imersiva e luxuosa no Natura Glamping Gardunha. Este conceito de "acampar em bom" permite-lhe despedir-se do ano velho e receber o novo com uma vista única para a Serra da Estrela. Apostamos que brindar numa tenda luxuosa dará mais sorte do que vestir roupa interior azul. Veja esta e outras opções de alojamento. É que as unidades hoteleiras do Centro de Portugal prepararam, com todo o carinho, sugestões especiais de Fim de Ano especialmente a pensar em si.
Manteigas
E por falar na Serra da Estrela, Manteigas tem muito para lhe oferecer nesta altura do ano, a começar por um programa recheado de eventos natalícios, o "Há Natal na Vila". De 16 a 31 de dezembro, o Coração da Serra da Estrela recebe o Mercadinho de Natal e, até 7 de janeiro, o "Concurso de Montras de Natal".
O Ano Novo também não escapou à atenção do município, que está a preparar uma noite muito especial no Largo do Valazelo. Porém, há programas apelativos um pouco por todo o concelho de Manteigas, incluindo no topo da montanha. Na Casa de São Lourenço, o Réveillon começa a 29 de dezembro, sempre sob as estrelas e com uma das melhores vistas de toda a Serra da Estrela. Já no Vale Glaciar do Zêzere, o Vila Galé Serra da Estrela quer recebê-lo a si e ao novo ano com música ao vivo e alojamento que inclui pequeno-almoço, bebida de boas-vindas, jantar, ceia e, no dia 1, um brunch. Independentemente do local onde decida estar na grande noite, garantimos que vai entrar em 2024 com o pé direito. As opções são muitas e bem diversificadas. Marque já.
Marinha Grande
Os presépios são indissociáveis da quadra natalícia, ou não fosse o Natal a celebração do nascimento de Jesus Cristo, de acordo com a tradição católica. Mas sabia que, na Marinha Grande, um contabilista tornou-se notável por criar o grande Presépio Tradicional que se tornou um símbolo da região nesta época festiva?
Filipe Ferreira tem 34 anos e todos os Natais cria um presépio com peças feitas à mão. As suas criações não só representam a Natividade como dão vida a tradições e costumes portugueses. Este ano, a Escola Primária e o camponês a tirar água de um poço são algumas novidades deste presépio de 60 metros quadrados. Pode visitá-lo de quarta-feira a domingo no Edifício da Resinagem da Marinha Grande. Mas se pensa que este é o único motivo para se deslocar ao concelho, espere até ver o que há preparado para a Passagem de Ano.
Para quem quer festejar com música ao vivo e calor humano, o Hotel Mar & Sol e o Hotel Cristal Vieira Praia & Spa oferecem boa comida, uma pista de dança e um quarto onde passar a noite mais esperada do ano. Melhor seria impossível. Verifique estas e outras opções.
Ourém
Patinagem artística, concertos, cânticos natalícios, cinema e um mercadinho? Ourém oferece-lhe tudo isto e muito mais no "Natal Ourém 2023", um programa que levará toda a família a vários pontos do concelho em busca da verdadeira magia natalícia. Um deles é o Posto de Turismo de Fátima onde, até 6 de janeiro, pode visitar, com entrada livre, uma exposição de presépios.
A par de um programa natalício bem cheio, como se querem os sapatinhos, Ourém também tem várias opções para quem quer viver uma Passagem de Ano memorável. Em Fátima, várias unidades hoteleiras estão a preparar festas memoráveis para que tenha boas entradas em 2024, um ano que, se começar com a celebração certa, só pode correr bem.
Aveiro
Terra da Ria e dos ovos moles, o concelho de Aveiro também é conhecido pelo "Boas Festas em Aveiro", o programa que acolhe, em simultâneo, a época natalícia, o Ano Novo e as Festas de São Gonçalinho. Espera-o dias cheios de animação até 15 de janeiro, com concertos, artes de rua e outros espetáculos que vão agradar a toda a família. No dia 31, a festa continua com um espetáculo pirotécnico e concertos da Orquestra Filarmonia das Beiras, nos dias 1 e 2 de janeiro.
Depois de noites cheias de música, dança e cor, o que o corpo mais quer é uma cama confortável. No MS Collection Aveiro - Palacete Valdemouro vai passar uma noite de sonho, e não será apenas a dormir: o hotel tem um programa de Ano Novo que inclui alojamento para duas noites, entre 30 de dezembro e 1 de janeiro, com pequeno-almoço, jantar de passagem de ano, bebidas e música ao vivo. Na hora de fazer a contagem decrescente, terá direito a champanhe e às 12 passas, por isso, não se esqueça de pedir os desejos. Nesta ou noutras unidades de alojamento.