Oito feridos em confrontos entre sírios e afegãos no porto de Pireu
Oito pessoas ficaram feridas, esta noite, durante confrontos entre sírios e afegãos no acampamento improvisado de refugiados do porto grego de Pireu, em Atenas.
Segundo informou hoje a guarda-costeira, duas pessoas tiveram de ser transportadas para o hospital com lesões na cabeça, enquanto as restantes seis sofreram ferimentos ligeiros.
O confronto começou aparentemente depois de um afegão ter insultado a mulher de um sírio.
O porto converteu-se num campo de batalha, com rixas a estenderem-se por diferentes terminais, nos quais estão acampados mais de 5800 refugiados, de acordo com a imprensa helénica.
[artigo:5093370]
Os diferentes grupos lançaram pedras, derrubaram caixotes do lixo e partiram um vidro de um dos terminais de passageiros.
A situação acalmou-se entretanto, mas as forças antimotim, bem como a guarda-costeira e funcionários do porto, permaneceram em alerta durante toda a noite. Esta manhã, funcionários da infraestrutura portuária limparam tudo na zona.
Descongestionar o porto de Pireu antes do início da temporada turística é uma prioridade para o Governo, que já tem prontos campos já existentes e em novas instalações 4.500 lugares adicionais relativamente às 30.000 vagas que prometeu criar.