É uma competitividade ilusória. Apesar da variedade de vencedores e pódios diferentes nas primeiras cinco corridas do ano, Sébastien Ogier é o ultrafavorito à conquista de mais um triunfo no Rali de Portugal - sexta etapa da edição de 2018 do Campeonato Mundial de Ralis/WRC, que se inicia amanhã, em Lousada (com transmissão nos canais RTP). O piloto francês, da M-Sport Ford, vai acelerar em busca do recorde de vitórias na prova portuguesa: persegue a sexta (após 2010, 2011, 2013, 2014 e 2017)..Depois de ter igualado, no ano passado, o máximo de cinco triunfos do finlandês Markku Alén (1975, 1977, 1978, 1981 e 1987), Sébastien Ogier pode fixar-se, por fim, como o maior da história do Rali de Portugal - precisamente o palco onde conquistou a primeira vitória no WRC, ainda durante a fase hegemónica do compatriota Sébastien Loeb..O piloto gaulês, atual pentacampeão mundial de ralis (sucedeu ao heptacampeonato de Loeb), parte como claro favorito para mais uma edição da prova portuguesa passada entre Douro e Minho - com 20 classificativas entre amanhã e domingo de manhã, nove delas repetidas, incluindo a especial da Baixa do Porto. Ogier venceu três dos cinco ralis realizados neste ano (Monte Carlo, México e Córsega) e lidera o Mundial, com cem pontos - dez de avanço sobre o belga Thierry Neuville (Hyundai) e 28 sobre o estoniano Ott Tänak (Toyota)..Neuville e Tänak venceram as outras provas desta temporada (Suécia e Argentina, respetivamente) - onde Ogier não foi além de 10.º e 8.º. No entanto, apesar da competitividade - além deles, também já foram ao pódio o norueguês Andreas Mikkelsen, o espanhol Dani Sordo (ambos Hyundai), o britânico Kris Meeke (Citroën) e o finlandês Jari-Matti Latvala (Toyota) - é no gaulês que todos os olhos se fixam. Afinal, é a principal vedeta entre os 45 carros inscritos (14 na categoria principal)..Além de Sébastien Ogier, só há outros quatro participantes que já venceram o Rali de Portugal: Mads Ostberg (2012), Jari-Matti Latvala (2015), Kris Meeke (2016) e Armindo Araújo (2003, 2004, 2006). O piloto de Santo Tirso, que triunfou em três edições em que a corrida não contava para o WRC, está neste ano de regresso, prometendo animar a luta pelo título de melhor português (esta é também a quarta prova do Campeonato de Portugal de Ralis)..Miguel Campos (melhor português em 2016 e 2017) e Ricardo Moura (líder do campeonato nacional) não participam, por falta de apoios. Assim, os principais concorrentes da disputa pela coroa nacional são Armindo Araújo (Hyundai) - que voltou à competição, após cinco anos de ausência - e José Pedro Fontes (Citroën) - que, no ano passado, sofreu um grave acidente no Rali de Portugal que o afastou do resto da temporada - com Pedro Meireles, Miguel Barbosa (ambos Skoda) e muitos outros à espreita.