Há mais de 30 mil carros elétricos a circular em Portugal. Boa parte deles ainda está coberta pela garantia das marcas, que são obrigadas a reparar estes veículos, pelo menos, nos primeiros três anos..Ainda assim, já há no mercado perto de uma dezena de oficinas independentes para quem precisa de cuidados nos automóveis a baterias. Este é o retrato da relação de muito baixa tensão entre oficinas e carros elétricos.."As oficinas, de uma forma geral, ainda estão muito ligadas ao modelo tradicional. Os elétricos ainda são um nicho de mercado", assinala ao Dinheiro Vivo o secretário-geral da associação que representa a maioria das empresas de reparação automóvel (ANECRA), Roberto Gaspar..Em Portugal, estima-se que existam 8000 oficinas, mais de metade das quais (4500) são independentes. No conjunto, faturam 2,5 mil milhões de euros por ano..Não é qualquer pessoa que pode reparar um carro elétrico, embora "o salto não seja tão grande como no passado", recorda o dirigente. Atualmente, pelo menos, os mecânicos até aos 40 anos têm bons conhecimentos em mecatrónica. Ao ligarem o computador ao automóvel, conseguem identificar as avarias através dos semicondutores..Para lidar com os carros elétricos, acrescenta-se a formação para lidar com a alta tensão das baterias..Encontrar especialistas em mecatrónica não é difícil, porque é uma atividade que interessa aos jovens, cada vez mais habituados a lidar com tecnologia. Mais difícil é encontrar especialistas em chapa e pintura, porque "está conotado como uma arte pouco nobre apesar de haver emprego", lamenta o dirigente da ANECRA..Transformar, no imediato, uma oficina independente para veículos a combustão numa loja para reparar carros elétricos "seria muito arriscado" porque grande parte dos carros novos ainda está no período da garantia"..Mas é algo que acabará de acontecer, de forma gradual: "Não tenho grandes dúvidas de que boa parte das oficinas terá de se converter e apostar em novas fontes de receita, tal como o restante setor automóvel. As oficinas menos preparadas, muito focadas na reparação da mecânica tradicional, têm os dias contados.".Converter uma oficina convencional num espaço para elétricos custa atualmente "entre 25 mil e 30 mil euros", estima Carlos Jesus. O empresário fundou há cinco anos a rede de oficinas EVolution. Tudo começou com uma loja no Prior Velho, em Lisboa, perante a dificuldade de reparar avarias elétricas nestes veículos. O negócio arrancou "no momento certo".."As marcas normais não estão talhadas para a reparação; apenas substituem peças. Se o cliente sair com um orçamento da marca de 20 mil euros, nós fazemos uma reparação com cinco vezes menos o custo e com garantia..Por exemplo, numa bateria, "a reparação fica em 3 mil euros em vez de custar mais de 12 mil euros", calcula Carlos Jesus..Além da reparação de veículos elétricos, a EVolution progrediu para as áreas de negócios da engenharia e da inovação, tendo desenvolvido equipamento próprio de diagnóstico de baterias..A nível nacional, a empresa já conta com sete oficinas, em Carnaxide, Almada, Batalha, Águeda, Torres Novas, Braga e Loulé, através do sistema de franchising: espaços independentes pagam um pacote chave-na-mão e têm acesso a ferramentas, formação e outros equipamentos..Foi depois de uma formação que Pedro Borges abriu a oficina Carveepe, atualmente localizada em Palmela. Com conhecimentos base em eletrónica, o empresário completou a formação com a componente da segurança. Em 2018, começou por reparar exclusivamente veículos elétricos..Um ano depois, contudo, foi necessário começar a reparar carros a combustão para poder manter a sustentabilidade do negócio. A medida foi temporária e deverá acabar nos próximos meses. "Atualmente, 70% da reparação é a elétricos/híbridos. Conto deixar de fazer grandes reparações a motores térmicos depois do final deste ano.".É por exemplos como este que as oficinas têm de começar a aumentar a tensão para poderem sobreviver à nova geração de automóveis.