Oficial. Ederson no Manchester City por 40 milhões
O Benfica confirmou esta quinta-feira a transferência do guarda-redes Ederson para o Manchester City, a troco de 40 milhões de euros.
Os encarnados, recorde-se, tinham apenas 50% do passe do jogador, com o Rio Ave a ter direito a 30% e a empresta Gestifute, do empresário Jorge Mendes, aos restantes 20%.
Eis o comunicado à CMVM:
"A Sport Lisboa e Benfica - Futebol, SAD informa, nos termos e para o efeito do disposto no artigo 248º do Código dos Valores Mobiliários, que chegou a acordo com a Manchester City Football Club Limited para a transferência a título definitivo dos direitos do atleta Ederson Santana de Moraes pelo montante de euro 40.000.000 (quarenta milhões de euros), existindo o compromisso de entregar 50% da mais-valia obtida nesta transferência a terceiros", lia-se.
Ederson, de 23 anos, assumiu a titularidade no Benfica a meio da última temporada, aproveitando uma lesão do compatriota Júlio César.
Esta temporada, Ederson foi o 'dono' da baliza dos 'encarnados' e foi peça crucial na conquista de um inédito tetracampeonato, tendo sido utilizado em 40 dos 54 encontros do Benfica em 2016/17.
Formado no São Paulo, Ederson chegou ao Benfica em 2009/10, ainda juvenil, passando ainda um ano nos juniores, antes de se mudar pelo Ribeirão, do qual se transferiu para o Rio Ave.
O guarda-redes brasileiro passou três temporadas em Vila do Conde, antes de regressar ao Benfica em 2015/16.
Será o segundo guarda-redes mais caro da história, apenas ultrapassado por Gianluigi Buffon, que saiu do Parma para a Juventus a troco de 54,2 milhões de euros. Porém, no caso de Buffon, 15,5 milhões eram correspondentes ao passe do médio italiano Bachini.