Oceanário teve menos turistas, mas mais portugueses
João Falcato avançou à agência Lusa que 2012 "correu bastante bem", apesar da "ligeira quebra de visitantes [face a 2011], que não foi ao nível dos portugueses", que continuaram a ir ao Oceanário.
A expetativa para 2013 é de "manutenção ou ligeira subida", ou seja, de aumentar a presença de turistas e manter, junto dos portugueses, o comportamento conseguido, o "melhor ano dos últimos quatro anos", estimou o administrador.
"O turismo em Lisboa, apesar de estar a crescer, é muito diferente daquele do passado, é mais 'low cost'", e é mais difícil atrair estes visitantes a espaços como o Oceanário, explicou.
O Oceanário recebeu cerca de 900 mil visitantes, no ano passado, e João Falcato referiu que terá, "com certeza, resultados financeiros muito positivos".
Dada a situação económica e financeira, "pode considerar-se que foi um ano muito positivo", concluiu.
Entre os visitantes, cerca de 320 mil foram portugueses e 600 mil, turistas. "Perdemos turistas e não portugueses que, possivelmente, não sairam tanto de Portugal e aproveitaram para utilizar as atrações no país", como o Oceanário, segundo o responsável.
Em 2012, as crianças e famílias também se deslocaram menos ao Oceanário, ao contrário do visitante individual, grupo que cresceu.