Obras-primas de mestres espanhóis no Museu de Arte Antiga
La Familia de Rafael Errazuriz Urmeneta, de Joaquín Sorolla, é um dos quadros mais surpreendentes da exposição que a partir de amanhã e até 3 de abril pode ser vista no Museu Nacional de Arte Antiga. Colección Masaveu: Grandes Mestres da Pintura Espanhola reúne 60 obras, todas provenientes da coleção de arte espanhola reunida pela família espanhola Masaveu durante cinco gerações, com exceção de um estudo da Casa dos Patudos.
No entanto, é uma obra de El Greco, Jesus é Despojados das Suas Vestes (c.1577.79), o grande destaque desta exposição, ocupando um importante espaço do segundo dos cinco núcleos cronológicos em que é apresentada a exposição.
[artigo:4893474]
Dando especial destaque ao chamado Siglo de Oro, mas apresentando obras de artistas espanhóis desde o século XV ao XX, a Coleção Masaveu reúne peças provenientes das mais notáveis pinacotecas de Espanha, como a coleção real, ou a coleção do Infante Sebastião Gabriel de Bourbon e Bragança, neto de D. João VI de Portugal. A política de aquisições tem como um dos grandes objetivos a manutenção em Espanha ou o regresso ao país de obras relevantes de artistas espanhóis.
O núcleo dedicado a Joaquín Sorolla, com obras de todas as temáticas tratadas pelo grande pintor da luz, é outro dos pontos fortes desta coleção. Por essa razão, também Sorolla ocupa nesta mostra um especial destaque.