Santuário recorda proximidade à mensagem de Fátima

O Santuário de Fátima lamenta o desaparecimento do bispo do Porto, António Francisco dos Santos, que morreu hoje pelas 09:30, e considera-o um religioso próximo da mensagem de Fátima.
Publicado a
Atualizado a

Em comunicado, o reitor do Santuário recorda a face "particularmente visível no entusiasmado acolhimento à imagem da Virgem Peregrina" aquando da peregrinação à diocese do Porto.

"São coisas que guardamos na memória e que manifestam a sua proximidade à mensagem de Fátima e o seu empenho na sua difusão", lê-se na nota que cita o padre Carlos Cabecinhas.

O reitor do Santuário de Fátima sublinhou ainda "o entusiasmo e a felicidade com que [António Francisco dos Santos] presidiu à celebração da Peregrinação Diocesana no passado sábado, que congregou milhares de peregrinos diocesanos a este santuário".

Nascido a 29 de agosto de 1948, António Francisco dos Santos era bispo de Aveiro quando, em fevereiro de 2014, foi nomeado bispo do Porto pelo papa Francisco.

Era natural da freguesia de Tendais, concelho de Cinfães, Viseu.

António Francisco dos Santos foi nomeado bispo auxiliar de Braga em dezembro de 2004 e, dois anos depois, foi indicado para bispo de Aveiro.

Serviu a diocese de Aveiro durante mais de sete anos, nomeadamente durante as celebrações do seu 75.º aniversário de restauração.

António Francisco dos Santos foi nomeado bispo auxiliar de Braga em dezembro de 2004 e, dois anos depois, foi indicado para bispo de Aveiro.

A sua ordenação episcopal ocorreu em março de 2005, na Sé de Lamego.

Foi ordenado padre em dezembro de 1972.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt