Obikwelu regressa aos 100 metros da seleção lusa
Em Tallin, onde Portugal disputa a I Liga, procurando o acesso à Superliga do próximo ano, Obikwelu volta a vestir a camisola lusa no hectómetro, após três anos de ausência.
Yazaldes Nascimento, com recente recorde pessoal de 10,25 segundos (no meeting de Salamanca, em Espanha), era o português em melhor forma este ano, mas os médicos da FPA decidiram poupá-lo ao esforço dos 100 metros no sábado, mantendo-se a possibilidade de competir nos 4x100 metros, no final do primeiro dia.
Obikwelu, recordista da Europa e vice-campeão olímpico em 2004, regressa ao hectómetro dos Europeus por equipas após três anos. Em 2011, competiu na Superliga, para ser terceiro, com 10,22, atrás do francês Christophe Lemaitre e do inglês Dwain Chambers.
Recordista europeu desde 2004, com 9,86 segundos, Obikwelu, praticamente retirado aos 35 anos, mas ainda integrante da estafeta, tem esta época como melhor 10,52.
Esta é já a quarta alteração forçada na seleção que vai competir na Estónia no fim de semana, após as substituições de Sílvia Cruz por Carla Ratão (dardo), Marcos Chuva por Bruno Costa (salto em comprimento) e Eva Vital por Ana Oliveira (100 metros barreiras).