O vírus zika como nunca o viu: em 3D
Apesar da gravidade da pandemia na América Latina, pouco se sabe em concreto sobre o vírus zika. Só quando houve suspeita de que o zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, poderia provocar malformações no feto, os cientistas começaram a dedicar-se ao vírus com maior premência e profundidade.
Numa altura em que as primeiras vacinas para combater o zika podem estar para breve, o estúdio de visualização biomédica Visual Science decidiu contribuir com uma nova perspetiva, criando aquele que é apresentado como o "primeiro modelo em 3D cientificamente preciso" do vírus, numa resolução ao nível do átomo.
[vimeo:158482741]
Para produzir este modelo, a empresa, que é especialista em criar animações científicas de objetos nano e microscópicos, garante que recorreu às mesmas técnicas de bioinformática utilizadas pelas farmacêuticas que estão a conceber tratamentos para o zika.
A Visual Science também já criou simulações do vírus VIH, do ébola ou do vírus do papiloma humano.
[artigo:5009852]