O Turismo no interior como símbolo de Esperança e oportunidade de Desenvolvimento

Publicado a
Atualizado a

Enquanto Presidente de Câmara de um Município que não é dos mais interiorizados de Portugal, mas que também não beneficia da proximidade e da dimensão dos municípios do nosso litoral, escolhi abordar o tema do turismo como oportunidade de desenvolvimento para os territórios do interior, nesta fase que se adivinha de abertura a este setor.

Neste pós-pandemia, a sociedade portuguesa e europeia está carente de novas experiências que privilegiem o contacto com a natureza e a interação em grupo, contrastando com os meses de isolamento no betão citadino e com o distanciamento social que nos foi imposto, ainda que de forma absolutamente necessária.

Para o concelho da Golegã, assim como para muitos à sua semelhança, o turismo oferece uma oportunidade de crescimento económico célere, que permitirá ao nosso comércio e aos nossos agentes turísticos respirar de alívio e recuperar da claustrofobia pandémica. Permitirá, também, o surgimento de novas oportunidades de negócio e de alguns investimentos que agora nos começam a ser apresentados e que serão acolhidos de braços abertos.

A nossa região, tal como na maior parte do território nacional, até 2019 estava em fase ascendente ou de estagnação tanto no número de alojamentos disponíveis, como no número de dormidas. No entanto, com a pandemia que atravessamos, houve quebras neste setor em cerca de 50% no ano 2020 no que diz respeito às receitas geradas pelas estadias de turistas na região da Lezíria do Tejo.

Será importante que o governo aposte no setor para que, com ajuda dos municípios e das Comunidades Intermunicipais, se consigam captar turistas internacionais que conheçam o que de melhor temos, mas que aqui deixem um pouco de riqueza. Para isto, é preciso apostar nos meios de divulgação, mas é também necessário criar uma verdadeira oferta turística em rede, que disponibilize a quem nos visita interesse e argumentos suficientes para aqui passar algum tempo.

Muito bons exemplos existem pelo nosso Portugal fora. Da nossa parte, aguardamos pelo início da Bolsa de Turismo de Lisboa, onde lançaremos o novo programa turístico da Golegã que está em desenvolvimento desde o início do nosso mandato, o "VisitGolegã". É uma oportunidade de desmaterializar a nossa oferta através do acesso online a toda a restauração, alojamento, museus, turismo equestre, turismo de natureza, turismo templário, entre outras possibilidades. Com este programa, privilegiaremos a conjugação da oferta pública com a oferta privada, certos de que esta proximidade é a única maneira de proporcionar o crescimento sólido da oferta turística na nossa região. Estaremos, também, apostados em trabalhar com os municípios ao nosso redor, para que as rotas turísticas sejam cada vez mais interessantes e abrangentes.

O turismo é um dos motores do desenvolvimento do nosso país e, no caso de concelhos como o da Golegã, é um dos setores mais relevantes para o desenvolvimento económico. É por esta razão que a aposta no turismo será uma das nossas prioridades, como um veículo perfeito para a criação de riqueza no nosso território e para superar as dificuldades económicas que esta pandemia nos deixou. Neste momento, o Turismo é Esperança, o Turismo é Desenvolvimento e a Golegã tem todas as condições para ser um destino turístico de Excelência.


Presidente da Câmara Municipal da Golegã

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt