O sucesso da luta da Coreia contra o Covid-19
Coronavírus 2019 (covid-19) é já um nome conhecido. A Organização Mundial de Saúde declarou o covid-19 como pandemia no dia 11 de março e o Presidente Trump, numa situação sem precedentes, anunciou a suspensão de todos os voos oriundos da Europa por 30 dias. Em Portugal, que tem sido uma área intacta até há pouco tempo, o número de casos confirmados de covid-19 tem aumentado constantemente, suscitando assim alguma preocupação.
Desde o surto de covid-19, a Coreia tem trabalhado exaustivamente para travar a disseminação e tratar todos os doentes. Até ao dia 12 de março, registaram-se cerca de 8 mil casos confirmados, sendo que este número se deve, paradoxalmente, às medidas de prevenção rigorosas, que através de intensos estudos epidemiológicos do governo coreano vão diagnosticando precocemente os casos suspeitos. É esse o motivo pelo qual muitos meios de comunicação na Europa e nos Estados Unidos têm elogiado a resposta do governo coreano.
Na Coreia são realizados 19 mil testes de diagnósticos por dia. Realço, em particular, a existência de um sistema de drive-through para triagem. A pessoa fica dentro do seu próprio veículo e, em 10 minutos, é-lhe recolhida uma amostra, minimizando o possível contágio e poupando tempo de espera. É uma medida inovadora que pode reduzir a sobrecarga dos hospitais e minimizar o risco de contágio. O jornal francês Le Figaro referiu-se a esta medida como revolucionária. Além disso, é também possível fazer autodiagnósticos através da instalação de uma aplicação móvel.
Com esta medida inovadora, o governo coreano tem diagnosticado e tratado rapidamente os casos confirmados de infeção, pelo que a taxa de mortalidade se tem mantido em 0,6%, um número muito baixo em comparação com o número de casos confirmados. Recentemente, se alguém tiver tido contacto com um caso confirmado, fica obrigado a ficar em auto isolamento durante 14 dias, sendo proibido sair do país durante esse período, independentemente de apresentar sintomas ou não. O período de auto isolamento é rigorosamente monitorizado pelas autoridades de saúde e, em caso de infração, são aplicadas multas ou pena de prisão.
A companhia aérea coreana Asiana Airlines inaugurou os voos diretos entre Lisboa e Seul em outubro do ano passado. Infelizmente, devido a este vírus, o seu último voo foi no início de março deste ano. A Asiana Airlines retomará os voos diretos no outono. Mais de 200 mil coreanos visitaram Portugal em 2019, um número que espero que aumente consideravelmente assim que a situação atual for superada.
Há uma expressão conhecida que diz que "tudo tem um fim", ou seja, precisamos de ter coragem sem perder a esperança, mesmo em situações difíceis. Pode parecer que estamos num beco sem saída por enquanto, mas esta situação acabará em breve. O governo português tem trabalhado e agido ativamente, pelo que logo chegará o dia em que todos voltarão à sua vida quotidiana.
Embaixador da República da Coreia