O real vai ficar parecido com o euro

O Banco Central do Brasil vai começar a lançar novas notas de real. O papel mantém as mesmas cores e animais que faziam parte das notas antigas, mas os tamanhos mudam, tal como acontece com o euro. As novas notas de 50 e 100 reais começam a circular este semestre. Os restantes valores serão introduzidos gradualmente até 2010.
Publicado a
Atualizado a

Conforme avança hoje o Globo online, a segunda geração de notas de real vai ser hoje lançada pelo Banco Central do Brasil. Segundo o director da Administração do Banco, Anthero Meirelles, os modelos para as notas de maior valor (50 e 100 reais) começam a circular ainda no primeiro semestre deste ano. As restantes notas serão introduzidas gradualmente em circulação até 2012.

Quanto ao design das notas, tal como acontece com o euro, além da inclusão de novos itens de segurança e de uma faixa do lado direito com o valor nominal, as novas notas passam agora a ter tamanhos diferentes consoante o seu valor, informa o Globo online.

Embora se mantenham as mesmas cores e figuras de animais, houve  no entanto algumas alterações. A nota de 100 reais, por exemplo, tem a faixa lateral enfeitada com figuras que remetem ao mar, já que no verso traz o desenho de uma garoupa. Na nota de 50 reais, a figura da onça surge agora ditada numa pedra. Quanto às figuras dos animais, a grande diferença é que nas notas actuais surgem em posição vertical e agora aparecem representados na horizontal, adianta o mesmo site.

Novas notas são mais seguras

A Folha Online adianta que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou hoje que as mudanças nas novas notas de real foram feitas a pensar na segurança contra as falsificações e acompanham a tendência de outros países. 

"A mudança é necessária porque temos que emitir notas que sejam mais seguras, e que possam evitar procedimentos de falsificação que podem ocorrer com notas mais simples", disse.

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, reforçou a necessidade de actualização tecnológica e disse que, apesar das mudanças, foram preservadas as características tradicionais das notas, informa o mesmo site.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt