O quarteto que faz rir há um quarto de século
Jerry, Elaine, Kramer e George. Cada um com a sua personalidade, profissão e modos de estar na vida, mas todos amigos. O quarteto que fez rir o mundo durante quase uma década, talvez até o mais importante em território humorístico, celebra hoje 25 anos da estreia em televisão de Seinfeld nos EUA, a série-fenómeno da NBC exportada para os quatro cantos do mundo, que prendeu ao ecrã milhões de espectadores e recheou de dólares os bolsos de Jerry Seinfeld, Julia Louis-Dreyfus, Michael Ricards e Jason Alexander.
Para assinalar este quarto de século da série, que ainda hoje mantém o seu legado através de constantes repetições (inclusive recentemente em Portugal, na SIC Radical), a TBS, que o tem feito nos EUA, tem programada para este fim de semana uma grelha especial, exibindo os 25 melhores episódios de Seinfeld.
O protagonista e ator de 60 anos recorda os nove anos de filmagens como uma época "muito divertida", mas explica que foi fundamental terminar a série em 1998, indo contra a vontade da estação - chegou a recusar a oferta de três milhões de euros por episódio para uma décima temporada. "A vida de um criador de série é muito difícil. E não é suposto ser--se o criador, o argumentista principal e o protagonista. São três profissões. Se há algo que Seinfeld não merecia era começar a ser desvirtuada só para se ganhar dinheiro, e era isso que eu previ que fosse acontecer", disse, há um ano, ao Hollywood Reporter.
Desde 1998, quando a série terminou, que rumores sobre um regresso de Seinfeld são frequentes. A última vez que Seinfeld, Alexander, Louis-Dreyfus e Richards atuaram juntos foi em 2009, quando fizeram uma participação no último episódio da série de comédia Curb Your Enthusiasm, do mesmo homem que ajudou a criar Seinfeld, o humorista que lhe deu o nome, Larry David.
No início deste ano, uma reunião da série de culto parecia estar na calha, quando o protagonista foi fotografado ao lado de Jason Alexander (George) junto ao famoso bar onde parte da trama decorria, o Monk"s Diner. Não tardaram a surgir notícias na imprensa internacional de que o quarteto estaria a filmar algo para assinalar os 25 anos de Seinfeld. Afinal, era apenas um sketch de humor que foi depois exibido no intervalo do Super Bowl deste ano.