O primeiro disparo da pistola 'Liberator'
Wilson comprou uma impressoa 3D no e-Bay por 6 mil euros e começou a desenvolver esta arma há quase um ano, criando com alguns amigos o grupo Defense Distributed. Alguns deles são especialistas em eletrónica ou em informática, mas também há estudantes de medicina ou de filosofia. Em comum, além de moraram no Texas, têm o facto de defenderem o livre acesso dos cidadãos às armas e a vontade de produzir uma arma com esta nova tecnologia. Cody Wilson conseguiu uma licença para fabricar armas e, por isso, não está a cometer nenhuma ilegalidade.
De acordo com o El Pais, a arma que criaram, a 'Liberator', é composta por 16 peças de plástico ABS, o material mais utilizado pelas impressoras tridimensionais, que permitem disparar balas de diferentes calibres. E tem apenas um pequeno componente de metal.
"As pessoas não estavam à espera que conseguíssemos fazer isto", disse Wilson à BBC. Mas, no sábado, o grupo provou que a sua arma funciona de facto. Veja o vídeo disponibilizado pela Defense Distributed:
[youtube:drPz6n6UXQY&]
Apesar de já haver muitas vozes críticas sobre a possibilidade de qualquer pessoa poder produzir a sua arma, a 'Liberator' vai estar disponível no site Defcad, onde quem tiver uma impressora 3D pode aprender como criar a sua própria pistola. "Eu vejo um mundo onde a tecnologia permite que cada pessoa tenha tudo o que quiser. Já não está nas mãos dos políticos", afirmou Cody Wilson à BBC.