O plágio de Beyoncé

A polémica surgiu em Outubro do ano passado, quando a cantora norte-americana Beyoncé lançou o videoclipe de 'Countdown' e logo foi acusada de ter plagiado uma das mais famosas coreografias de Anne Teresa de Keersmaker, 'Rosas danst Rosas'.
Publicado a
Atualizado a

[youtube:3HaWxhbhH4c]

Poucos dias depois, a coreógrafa emitiu um comunicado:

"Como tantas outras pessoas, fiquei extremamente surpreendida quando recebi uma mensagem através do Facebook sobre a presença de duas das minhas coreografias - 'Rosas danst Rosas' (1983) e 'Achterland' (1990) - no novo videoclipe de Beyoncé, 'Countdown'. (...) Quando vi o vídeo fiquei espantada com as semelhanças não só com os movimentos mas também com os figurinos, o cenário e até com os 'shots' do filme de Thierry De Mey."

E continuava: "As pessoas perguntam-me se me sinto zangada ou honrada. Nem uma coisa nem outra. Fico satisfeita que a peça 'Rosas danst Rosas' possa, talvez, chegar a um público mais vasto, algo que um espetáculo de dança normalmente não consegue, apesar da sua enorme popularidade no universo da dança desde os anos 80. E Beyoncé não é a pior plagiadora do mundo. Ela canta e dança e muito bem, além de ter muito bom gosto!"

A coreógrafa aproveitou o facto para refletir sobre o seu trabalho e sobre o signficado que estas peças, feitas há vinte anos, podem ter para o público de hoje: "Nos anos 80, esta peça foi vista como um 'statement' do poder feminino. (...) Agora que vejo Beyoncé a dançá-la, acho a coreografia bonita mas não vejo qualquer outro significado."

Beyoncé não respondeu a esta acução. Como todas as polémicas, esta só serviu para aguçar ainda mais a curiosidade do público, que correu para o You Tube para ver o videoclipe de Beyoncé e a coreografia de Anne Teresa de Keersmaeker.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt