O "milagre" de Xavier: menino de 10 anos sobrevive a espeto na cabeça
Xavier Cunningham estava a brincar na casa da árvore no jardim da sua casa em Harrisonville, no Missouri, quando começou a ser picado por abelhas. Tentando escapar às picadas, o rapaz de dez anos acabou por cair, tendo aterrado de cabeça em cima de um espeto de metal com 30 centímetros usado para grelhar carne. O espeto penetrou 15 centímetros na cabeça de Xavier.
Em declarações ao Kansas City Star, Gabrielle Miller, a mãe de Xavier, contou como viu o filho entrar em casa a gritar com o espeto "a sair da cabeça". A caminho do hospital, a criança terá ainda exclamado: "Mãe, estou a morrer! Não consigo sentir nada!"
Levado para um hospital local, Xavier foi transferido para Kansas City e depois ainda para o centro hospitalar da Universidade do Kansas, onde foi operado.
De uma forma que os médicos consideraram "milagrosa", o espeto não atingiu os olhos, o cérebro, a medula nem os vasos sanguíneos. Sem qualquer hemorragia ativa, os médicos tiveram tempo para chamar os cirurgião e retirar o espeto. Um procedimento que durou horas, tendo sido dificultado pelo facto de o espeto ter uma ponta afiada.
Agora, os médicos acreditam que Xavier vai recuperar totalmente, admitindo que a criança possa ficar com a voz afetada.
"Não podia ter entrado num sítio melhor. Havia uma hipótese num milhão de o espeto penetrar 15 centímetros no rosto e não atingir nenhum órgão vital", explicou ao Star Koji Ebersole. Para o médico, a recuperação do rapaz é "milagrosa".