O jovem consumidor português é mais exigente, comprometido e híbrido
A plataforma global de pagamentos Adyen, realizou inquéritos online para compreender os principais traços de comportamento da geração Z.
Segundo os dados recolhidos, 40% dos jovens entre os 18 e os 26 anos consideram que têm de controlar as suas despesas devido à incerteza económica.
O pagamento em dinheiro físico está cada vez mais a ser substituído por cartões, com 86% dos jovens a preferir cartões e com um total de 31% dos inquiridos a nem sequer utilizar cartões físicos. Estes últimos usam um dispositivo móvel ou e-wallets como o Apple Pay ou Google Pay para fazer pagamentos.
A geração Z valoriza a sua experiência e as facilidades que a loja tem para oferecer, e é por isso que 84% dos jovens não fará compras em estabelecimentos onde teve uma má experiência, tanto online como em loja.
Os jovens são mais leais ao comércio que se preocupe em agilizar a experiência do consumidor ao permitir, por exemplo, a compra online e devolução em loja.
Os consumidores entre os 18 e os 29 anos cada vez mais regressam aos espaços físicos e 69% prefere continuar a fazer compras fisicamente. 70% prefere apoiar o comércio local em detrimento das lojas online, como a Amazon por exemplo.
62% dos jovens acreditam que os programas de fidelização das lojas exigem muito tempo e esforço para valerem a pena e 66% refere que estes programas raramente oferecem coisas realmente interessantes.
"Valores como a responsabilidade e a diversidade são tidos em conta na escolha do local de compra. Este novo consumidor está envolvido em mudanças sociais e ambientais e é especialmente responsável pelas consequências que as suas compras podem ter para o mundo." É por isto que os retalhistas assumem um valor fundamental na escolha de uma loja em detrimento de outra.
Os dados foram recolhidos durante o mês de outubro de 2021 com base em inquéritos online realizados a retalhistas e a consumidores.