O iPod Classic foi descontinuado, e agora vende-se a preços exorbitantes

Um iPod de edição especial já foi vendido por 90 mil dólares no eBay.
Publicado a
Atualizado a

Há dois meses que a Apple descontinuou o iPod Classic, o leitor de mp3 que surgiu originalmente em 2001, e entretanto, conforme revela o The Guardian, o interesse dos fãs por este aparelho tem crescido, com alguns exemplares a serem vendidos a preços muito altos, chegando aos 90 mil dólares (mais de 72 mil euros).

O iPod Classic, enviado para a reforma pela Apple em setembro, tinha uma enorme capacidade de armazenamento. A sétima geração de iPod Classic, lançada em 2007, armazenava até 160GB (cerca de 40 mil canções) - tendo sido retirado de produção, resta o iPod Touch, com 64GB.

Segundo o presidente executivo da Apple, Tim Cook, o iPod Classic não vai continuar a ser produzido porque os materiais necessários para o fabricar já não estão disponíveis. "Não conseguimos ter as peças em nenhum lugar da Terra", contou Tim Cook, acrescentando que as pessoas que queriam o aparelho eram muito poucas.

Isso não tem impedido uma grande vaga de nostalgia. No eBay, um iPod Classic de 2004, edição especial dos U2, vendeu por 90 mil libras. Mais habitualmente, porém, um iPod Classic em bom estado, identificado como "raro" ou "vintage", custa entre 350 euros e 450 euros em sites de leilões online como o eBay e a Amazon, mais do que o custo de um iPod Classic de sétima geração no momento em que era novo, em 2007.

Como David Sims destaca na sua coluna no The Atlantic, em parte o fim do iPod dever-se-á também ao maior sucesso dos serviços de streaming de música, como é o caso do Spotify, que fazem com que as bibliotecas pessoais guardadas em discos únicos percam a popularidade.

"Mas o aumento na procura dos iPods antigos sugere o que já penso há muito: há aqui um nicho de mercado. Algo terá que vir preenchê-lo nalgum ponto", conclui Sims. "A questão é se a Apple se vai aperceber do seu erro, ou se outra empresa vai fazê-lo por eles".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt