O guru australiano por trás da vitória de Chris Froome no Tour

Tim Kerrison é o chefe do departamento de performance da Sky e os seus métodos revolucionários de treino são apontados como a principal receita para o sucesso de Froome.
Publicado a
Atualizado a

Quando Tim Kerrison decidiu deixar a preparação da seleção australiana de natação, após os Jogos Olímpicos de Atenas 2004, para ir treinar a equipa britânica com vista aos Jogos de Pequim, um técnico da federação australiana terá desabafado: "É uma tremenda perda. Leva com ele um conhecimento substancial sobre práticas muito inovadoras." Uma década depois, trocadas as piscinas pelas bicicletas, Kerrison é apontado como o guru que está por trás dos êxitos de Chris Froome e da equipa Sky na Volta à França.

Este australiano de 43 anos, que deixou o remo quando percebeu que não iria alcançar nenhum estatuto de relevo enquanto profissional, resolveu dedicar-se à formação em Ciência do Desporto e foi no remo e na natação que primeiro pôs em prática os métodos que agora estão a revolucionar o mundo do ciclismo. Depois de ter preparado os nadadores britânicos para a melhor participação olímpica em mais de 60 anos, nos Jogos de Pequim 2008, Kerrison aprestava-se para se mudar para a seleção de críquete quando Dave Brailsford, o diretor da Team Sky, o convenceu a integrar o projeto que queria pôr uma equipa e atletas britânicos no topo do ciclismo mundial, com o patrocínio do magnata dos media Rupert Murdoch.

Leia mais na edição impressa ou no e-paper do DN

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt