O gigante inglês que quer ser o novo super-herói do boxe

Descendente de ciganos irlandeses, com espírito de entertainer, britânico de 27 anos desafia hoje o campeão Wladimir Klitschko pelos cinturões mundiais de pesos pesados
Publicado a
Atualizado a

"Toda a gente pode ser um Mr. Boring [um senhor aborrecido], sentar-se no canto, ficar quietinho e portar-se bem. Mas isso não sou eu. Se vou a algum lado, é para ser a vida e a alma desse lugar." Tyson Fury gosta de chamar a atenção, de ser o protagonista. E não só dentro de um ringue a socar de forma voraz um adversário.

Em setembro passado, numa primeira conferência de imprensa para anunciar o combate desta noite (21.55), em Düsseldorf, frente ao campeão do mundo Wladimir Klitschko, pelo título de pesos-pesados, o excêntrico pugilista inglês surpreendeu toda a gente ao irromper pela sala vestido de Batman, para um número encenado contra um Joker de ocasião que cativou todas as luzes mediáticas da conferência e deixou o "campeoníssimo" ucraniano como um mero figurante. No último evento de promoção do combate, já nesta semana, Fury, um gigante de 2,06 metros, dedicou uma serenata a Klitschko, adaptando a música Wind beneath My Wings, que Bette Midler popularizou no final dos anos 1980, para incluir um verso "provocatório": "I"ll be the one with all the belts [serei aquele com todos os cinturões]."

[youtube:_KXiXkQloFA]

Tyson Fury é muito mais do que um pugilista: é um entertainer. Está-lhe no sangue. Faz parte das suas origens. Nascido numa família de Irish Travellers, uma etnia nómada usualmente descrita como os ciganos irlandeses, Fury seguiu a tradição dos homens da sua comunidade, habituados a servir de atração nas festas e feiras por onde passavam, sobretudo pelos combates de rua a punho descoberto. O seu pai, que competiu na década de 1980 com o "nome artístico" de Gipsy John Fury, deu o salto para o mundo do boxe profissional. E Tyson, assim chamado por causa do antigo campeão do mundo Mike Tyson, claro, seguiu-lhe o caminho.

Leia mais na edição impressa ou no e-paper do DN

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt