O filho do criador de Peanuts fala sobre o novo filme

Os fiéis podem ficar descansados. A estreia da animação mais aguardada do ano é um regresso, sem cedências, ao universo <em>Peanuts</em>, desenhado por Charles M. Schulz ao longo de cinquenta anos. É a garantia do filho, Craig Schulz, que nesta entrevista fala da ideia do argumento escrito em família, do trabalho solitário do pai, das brincadeiras que passavam para as tiras e de como Charlie Brown merece mais protagonismo do que Snoopy.
Publicado a
Atualizado a

Certo dia, do alto dos seus 2 anos, Alex Davis apontou para o desenho que o pai acabara de fazer e exclamou «Snoopy!». Tudo estaria de acordo com as melhores regras do incentivo familiar, não fosse o caso de o pai de Alex ser Jim Davis, o criador de Garfield. A culpa de toda esta confusão, contada pela revista Time, é de Charles M. Schulz (1922-2000), Sparky para os amigos. Ao longo de um ininterrupto meio século - entre 2 de outubro de 1950 e 13 de fevereiro de 2000 -, o cartoonista norte-americano publicou mais de 17 mil tiras sobre Charlie Brown e companhia. E que companhia: Snoopy, Woodstock, Peppermint Patty, Sally Brown, Lucy, Linus, Franklin, entre tantos outros. A banda desenhada de Peanuts espalhou-se por páginas e páginas de 2600 jornais de 75 países, traduzida em 21 línguas para 355 milhões de leitores. O sucesso rapidamente atingiu a escala planetária, abrindo portas a adaptações sucessivas de livros, jogos, brinquedos, televisão, teatro, música e cinema.

Cinema, eis a questão. Snoopy e Charlie Brown - Peanuts: o Filme, com estreia marcada para 24 de dezembro em Portugal, mês e meio após o lançamento nos Estados Unidos, é realizado por Steve Martino, mas o argumento e a produção são assinados, quase por inteiro, por duas gerações da família Schulz: o filho Craig e o neto Bryan. Pretexto suficiente para a entrevista telefónica com Craig Schulz, a partir do Charles M. Schulz Museum and Research Center, na Califórnia.

Leia a entrevista na Notícias Magazine.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt