O ex-motorista que Chávez quer como sucessor

Quando anunciou que teria de voltar a Cuba para novos tratamentos contra o cancro, Hugo Chávez indicou Nicolás Maduro, um antigo motorista de autocarro e sindicalista, como sucessor.
Publicado a
Atualizado a

O chanceler e vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, designado pelo presidente Hugo Chávez como seu sucessor, caso fique "incapacitado para governar", é uma figura de tendência moderada, mas apreciada pela importante aliada Cuba.

Chávez definiu Maduro como "um revolucionário por completo, um homem com muita experiência, apesar da sua juventude", e afirmou que é "um dos líderes jovens de maior capacidade para dirigir o destino da Venezuela com a sua mão firme, com o seu olhar, o seu coração de homem do povo, com as suas habilidades interpessoais, com o reconhecimento internacional que ganhou".

No sábado, quando anunciou que teria de regressar a Cuba devido a uma reincidência do cancro, Chávez indicou o seu sucessor: "Ainda que soe duro, quero e devo dizer que, como diz a Constituição, se se apresentar alguma circunstância que a mim me inabilite para continuar à frente da presidência (...) Nicolás Maduro não só nessa situação deve concluir o período, mas é a minha firme opinião, plena, irrevogável, absoluta, total é que nesse cenário que obrigaria a convocar a eleições presidenciais, vocês elejam Nicolás Maduro como presidente da República Bolivariana, eu vos peço desde o meu coração".

Maduro, de 49 anos, foi nomeado após a reeleição de Chávez, no dia 7 de outubro, como vice-presidente e foi ratificado à frente do Ministério das Relações Exteriores, cargo que ocupa desde meados de 2006, pouco antes de o presidente ter sido reeleito na presidência para o segundo mandato em seis anos.

Anteriormente, este ex-motorista de autocarro e líder sindical de trato amável foi presidente da Assembleia Nacional (2005-2006), embora a sua atividade parlamentar tenha começado no cargo de deputado em 1999, como membro do Movimento Quinta República (MVR), fundado por Chávez.

"Vejam aonde vai Nicolás, o motorista de autocarro Nicolás. Era motorista de autocarro (...), e como troçaram dele", afirmou Chávez ao nomeá-lo no novo cargo.

O nome de maduro apareceu com cada vez mais força como possível sucessor de Chávez desde que foi diagnosticado um cancro ao presidente venezuelano, em junho de 2011, o que o obrigou a submeter-se a várias intervenções cirúrgicas e a longos períodos de tratamento em Havana.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt