O Etna despertou. Chuva de cinzas obriga a encerrar espaço aéreo na Catânia

Autoridades registaram atividade sísmica e vulcânica esta segunda-feira de manhã e em três horas aconteceram 130 abalos. Aviões não estão a aterrar em Catânia e a cinza já cobre ruas, casas e carros.
Publicado a
Atualizado a

O vulcão Etna entrou esta segunda-feira em erupção, tendo sido registada também intensa atividade sísmica na região do maior vulcão da Europa - entre o 2 e os 3.9 na escala de Richter. Os voos que tinham como destino o aeroporto de Catânia estão a ser desviados e aterram nos aeroportos mais próximos da cidade siciliana.

Segundo o La Stampa, a atividade sísmica começou cerca das 9:00 locais (menos uma hora em Lisboa) e nas primeiras três horas sentiram-se 130 abalos, com o Observatório responsável por monitorizar o Etna a começar a registar, pela mesma hora, um aumento de atividade vulcânica e micro sísmica, que normalmente acompanha a subida da lava até às crateras. O mesmo jornal refere que a chuva de cinzas já é significativa, cobrindo estradas, casas e os carros que estão na rua.

A agência ANSA informou também que desde as 14:00 locais que o espaço aéreo junto do aeroporto de Catânia está encerrado, após reunião de um gabinete de crise. Os voos que têm partida prevista nas próximas horas deverão seguir o seu percurso assim que as condições forem mais favoráveis.

A agência noticiosa refere ainda que o aeroporto está aberto, na medida em que é possível fazer o check-in, mas que os passageiros devem procurar saber junto das companhias aéreas o estado do seu voo, visto que estes podem ser cancelados a qualquer altura.

Em atualização

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt