O estranho navio capaz de rebocar cruzeiros gigantes
Há poucas estruturas móveis maiores e mais pesadas do que os navios de cruzeiro. Mas às vezes estas embarcações precisam de ser rebocadas e não é qualquer navio transporte que o consegue fazer.
É esta a missão do Boka Vanguard, ajudar os grandes navios de cruzeiro a chegar a bom porto quando tal não é possível. Construído em 2012 e com 275 metros de comprimento, é o maior navio do seu tipo. Habitualmente é usado para transportar carga de empresas ligadas ao petróleo e aos gás, mas ocasionalmente é chamado para rebocar cruzeiros gigantes, como aconteceu com o Carnival Vista antes da pandemia.
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O Carnival Vista é o segundo maior da frota da Carnival, com capacidade para 4.000 passageiros e 1.500 tripulantes, e em julho de 2019 precisou de ser resgatado devido a um problema nas águas do Caribe. E pesa "apenas" 133 mil toneladas.
O Boka Vanguard é um navio transporte com um aspeto estranho, com cinco estruturas verticais, que esconde um complexo sistema de tanques de lastro que permite que fique semissubmerso, ficando apenas o topo das estruturas verticais sobre a água. Diferentes tipos de cargas flutuantes, incluindo navios inteiros, podem deslizar para o convés para serem fixados.
"Aproveitamos a lei de Arquimedes para levantar algumas cargas massivas", disse Michel Seij, gerente geral de engenharia global da Boskalis, a empresa holandesa proprietária da Boka Vanguard.