O desafio da democracia instantânea
Costumamos dizer que o tempo é o nosso maior tesouro e por isso não podemos desperdiçá-lo. Os nossos políticos parecem obedecer a isso, pois nunca ficam parados. Na verdade, eles operam cada vez mais rapidamente. Nos últimos anos, a Europa tem sido governada à pressa, em grande parte por decreto, com pouca deliberação pública e supervisão parlamentar. Chamamos a isso "gestão de crise", pois, de facto, passámos da crise financeira para a migratória e para a pandémica. Quando o Parlamento Europeu pediu a Ursula von der Leyen que revelasse os registos das suas negociações com grandes empresas farmacêuticas em relação às vacinas da covid-19, pareceu que essas negociações eram geralmente levadas a cabo no WhatsApp e as mensagens eram apagadas.
Agora temos uma guerra arrepiante nas nossas fronteiras, que também requer ações rápidas e firmes. Não só nos apressámos em fornecer armas à Ucrânia, impor sanções à Rússia e acomodar refugiados, mas também estamos a contemplar a admissão "rápida" da Ucrânia na UE. Uma nova crise bancária a bater às nossas portas também exige soluções rápidas. A intervenção do Departamento Federal de Finanças Suíço, do Banco Nacional Suíço e da Autoridade Supervisora do Mercado Financeiro Suíço conseguiu fundir os dois maiores bancos do país praticamente num fim de semana. Bem-vindo à democracia de alta velocidade! Como Jonathan White disse no seu livro sobre como governar a emergência: "A ideia de circunstâncias extremas que precisam de ser superadas e que dão licença para medidas não convencionais de último recurso tornou-se central na maneira como as decisões são tomadas". 1
As crises sucessivas são apenas um dos muitos fatores que fazem os nossos governos democráticos funcionarem rapidamente. A nossa vida económica e social acelerou visivelmente nos tempos mais recentes. Edward Luttwak fala sobre o turbocapitalismo desenfreado dominado por gigantes digitais. 2 Comparemos, por exemplo, a velocidade das transações financeiras na era do telégrafo e na atual era da internet. Hartmut Rosa argumenta que não vivemos apenas a aceleração tecnológica, mas também a aceleração da mudança social e do ritmo de vida. 3 Se formos à internet, encontraremos uma lista interminável de conselhos sobre como operar mais rapidamente no mundo moderno. Se formos lentos, a mensagem é "podemos ser deixados para trás", e então fazemos cursos de leitura ou aprendizagem rápidas. Também estamos a adaptar-nos à comunicação instantânea e trabalhamos ininterruptamente com os nossos telefones sempre à mão para responder rapidamente às últimas notícias e recomendações de amigos e chefes. Os governos não podem deixar de seguir o mesmo caminho, tentando alcançar pessoas, bens, serviços e dinheiro que se movem rapidamente.
A aceleração é uma faca de dois gumes para os cidadãos, mas a desaceleração provou não ser uma opção viável na maioria das instâncias pessoais e públicas. Uma resposta lenta a uma pandemia ou às alterações climáticas equivaleria a um crime. No entanto, a aceleração representa um desafio especial para a democracia porque a natureza da democracia é desacelerar a tomada de decisões para permitir a deliberação pública, a participação cidadã, a supervisão parlamentar e o controlo judicial. A utilização de todos esses dispositivos democráticos leva tempo, e o tempo é escasso numa economia e sociedade de alta velocidade. Como William Scheuerman argumentou corretamente, a democracia liberal das últimas décadas foi "racionalizada, deliberativa e reflexiva e, portanto, dependente de uma passagem lenta e não rápida do tempo".4 A aceleração dos dias atuais e a compressão do tempo pervertem os procedimentos democráticos e levam à decisão por decreto de um pequeno grupo de políticos do partido no comando do poder executivo do governo. Os parlamentos e tribunais são cada vez mais marginalizados porque retardam o processo de tomada de decisão e "obstruem" os governos de enfrentar os desafios de maneira oportuna e eficiente.
No entanto, a eficiência não é apenas uma função do tempo, mas também das soluções que estão a ser aplicadas. O remédio errado tomado à pressa não cura o doente. A pressão incessante do tempo deixa pouco espaço para pesquisa, negociação e compromisso. Numa sociedade de alta velocidade, a política opera de acordo com os planos ideológicos dos responsáveis pelo governo e qualquer tipo de dissidência é rotulado como uma traição aos interesses nacionais que beira a subversão. É assim que nasce o populismo: a pós-verdade está a espalhar-se rapidamente e os especialistas são rotulados como inimigos do povo. Como Ming-Sung Kuo disse com ousadia: "O populismo é filho de uma patologia da democracia instantânea".5
Sem surpresa, portanto, ouvimos que a democracia se deve manter firme e resistir à aceleração. A defesa da desaceleração dos processos económicos e sociais também ganha força. "Desacelerar. Ficar atento", é a mensagem. 6 Temo que isso seja mais fácil de dizer do que de fazer. Isto não acontece necessariamente porque a democracia perdeu o controlo sobre o turbocapitalismo ou porque os cidadãos desejam uma ação governamental mais rápida em vez de mais lenta, mas sim porque a internet, um dos fatores mais poderosos por trás da aceleração, se tornou uma parte indispensável das nossas vidas. Hoje é mais fácil imaginar um mundo sem democracia do que sem internet, o que significa que a democracia precisa de se ajustar à alta velocidade, ou morrerá. Isso exigiria, essencialmente, um novo equilíbrio entre racionalidade, eficiência e participação cidadã.
Em termos práticos, primeiro precisaríamos de diferenciar entre decisões que requerem uma entrada lenta e refletida e aquelas que podem ser tratadas de maneira acelerada. No momento, tendemos a confiar na improvisação. Às vezes, mudanças constitucionais estão a ser introduzidas furtivamente sob a pressão de sucessivas emergências. Noutras ocasiões, os desafios que exigem respostas imediatas estão atolados em disputas parlamentares ou judiciais partidárias.
Em segundo lugar, precisamos de levar a democracia eletrónica a sério. Embora o sistema de representação parlamentar não esteja a funcionar bem, os Estados estão relutantes em realizar experiências democráticas. Isso porque os partidos políticos preferem contar com sondagens de opinião que não prendam tanto as suas mãos quanto as formas diretas de participação cidadã com o auxílio da internet.
Em terceiro lugar, precisamos de envolver redes dispostas e capazes de contribuir para bens públicos na tomada de decisão democrática. Tenho em mente redes urbanas, sindicatos e associações empresariais, bem como diferentes tipos de ONG. Os estudos têm mostrado que as redes operam numa sociedade de alta velocidade de forma mais eficaz do que os Estados centralizados e burocráticos e, no entanto, são excluídas dos entendimentos democráticos formais. Isso parece-me imprudente, mas teremos de encontrar maneiras de tornar as redes mais acessíveis, transparentes e responsáveis do que são atualmente.
Concluindo, precisamos de fazer com que a democracia instantânea funcione em benefício dos cidadãos. Não há tempo a perder!
1 Jonathan White, Politics of Last Resort: Governing by Emergency in the European Union, (Oxford: Oxford University Press, 2019) 2. Também Giorgio Agamben, state of Emergency, (Chicago, IL: The University of Chicago Press, 2005).
2 Edward Luttwak, Turbo-Capitalism: Winners and Losers in the Global Economy. (New York: HarperCollins, 1999).
3 Hartmut Rosa, Social Acceleration: Ethical and Political Consequences of a Desynchronized High-Speed Society, Constellations Vol. 10, No 1, 2003, pp. 6-9. Também James Gleick, Faster: The Acceleration of Just About Everything, (New York: Pantheon, 1999).
4 William Scheuerman, Liberal Democracy and the Social Acceleration of Time, (Baltimore, MA: Johns Hopkins University Press, 2004), p. 49.
5 Ming-Sung Kuo, "Against Instantenous Democracy," I•CON (2019), p. 554.Ver também Paul Virilio, Speed and Politics, trans. Mark Polizzotti (New York: Semiotext(e), 1986), p. 142.
6 A modern fable - Tortoise (tortoisemedia.com) Ver também Maggie Berg e Barbara K. Seeber, The Slow Professor: Challenging the Culture of Speed in the Academy., (Toronto: University of Toronto Press, 2016) e Danny Dorling, Slowdown: The End of the Great Acceleration - e Why It"s Good for the Planet, the Economy, and our Lives, (London & New Haven, Yale University Press, 2020).
Jan Zielonka é professor de política e relações internacionais na Universidade de Veneza, Cá Foscari, e na Universidade de Oxford.