O cinéfilo mixologista
A explosão do novo êxito cinematográfico tem ditado novos hábitos de consumos. As diversas propostas e segmentos estão imersos numa avalanche de cor-de-rosa, abrangendo áreas como moda, conteúdos, produtos alimentares e, é claro, as bebidas não ficam de fora dessa tendência.
Os desafios são de associar as novas técnicas e sofisticação, mediante processos e técnicas de Chefs, sabores e ingredientes, que quando misturados com bebidas espirituosas os Barmans apelidam mixologia.
Mas nem só de Barbie, vive a relação do cinema com a mixologia.
Atualmente, as tendências são dominadas pela cor-de-rosa, às quais nos rendemos facilmente, desde o consumo de vinhos rosé de perfil fresco e leve, ou aos pink cocktails, como gins de frutos vermelhos, champanhes rosé finalizados com algodão-doce ou uma Pink Margarita! No entanto, não podemos esquecer que existem também cocktails clássicos eternizados pela sétima arte.
Abaixo, apresento alguns exemplos:
Vesper Dry Martini - Gin London dry; vodka; lillet blanc e casca de limão e não se esqueça:
"Shaken, not stirred" frase emblemática do mais famoso agente secreto - James Bond.
Whiskey Sour - O clássico "Whiskey Sour" para amantes de whiskey com um toque cítrico, também ele é eternizado por Marilyn Monroe, no clássico O Pecado Mora ao Lado.
French 75 - Presente no filme Casablanca, o nome é associado ao canhão francês M1897 75mm, utilizado durante a Primeira Guerra Mundial. Este cocktail é composto por: gin, champanhe, sumo de limão, xarope de açúcar e uma casca de limão.
Cosmopolitan - Uma referência na famosa série O Sexo e a Cidade, o Cosmopolitan foi uma verdadeira febre pelo seu perfil cítrico levemente adocicado, associado a uma apresentação sofisticada, é perfeito para eventos e festas. Para fazer o seu Cosmo precisa de vodka, Cointreau, sumo de cranberry e limão, finalize com uma casca de laranja ou limão.
Old Fashioned - A personagem Don Draper, na série Mad Men passada na década de 60, é um apreciador de Old Fashioned, um clássico que nunca sai de moda. Junte whiskey, xarope de açúcar, angostura e finalize com uma rodela de laranja ou uma cereja.
Negroni - Em Em Roma na Primavera de 1961, a atriz Vivien Leigh no papel da personagem Karen Stone é uma apreciadora do clássico cocktail criado em Florença, Itália. Faz parte da sua composição: campari, gin, vermute tinto doce, gelo e casca de laranja.
Para os amantes do cinema e da mixologia, fica a proposta de ver ou rever os seus filmes favoritos na companhia do cocktail perfeito! Desperte o cinéfilo mixologista que há si e tal como Brian Flanagan, personagem de Tom Cruise no filme Cocktail, expresse a sua paixão e criatividade através da criação de cocktails clássicos ou inovadores.
E não se esqueça, de acordo com Flanagan: "A bebida mais importante que um bartender serve é a confiança."
CEO da Garrafeira Nacional