Peças únicas, originais, com estilo próprio. É esta a marca da boutique de alta joalharia turca Terzihan, de portas abertas no cimo da Avenida da Liberdade, em Lisboa. Apesar de caminhar para os 50 anos de vida e de estar espalhada por todo o mundo, com presença, por exemplo, no Harrods, em Londres, na MadLords, em Paris, e no Al Fardan, dos Emirados Árabes Unido, esta é a única loja da marca fora da Turquia. Os outros espaços são apenas corners. Aqui temos uma verdadeira loja, resultado da iniciativa do representante da joalheira em Portugal.."Como o Murat diz, eu sou o terceiro filho dele", conta Gonçalo Pinheiro referindo-se ao proprietário da marca, que foi buscar o nome ao apelido da família fundadora, Terzihan, uma palavra que em turco significa costura. "Eu tive a oportunidade de abrir esta loja e digamos que os convidei. Abrimos esta loja e criámos uma sociedade para desenvolvê-la", conta o representante português da Terzihan em Portugal..A loja decorada em tons escuros, dá destaque ao brilho das joias, vibrantes, com o forte uso de cores naturais e formas pouco ortodoxas. Uma joalharia que Gonçalo Pinheiro descreve como intemporal e clássica, como algo único que passa de geração em geração com a fusão de algumas linhas inovadoras e arrojadas. "O cunho da Terzihan é muito esse, o clássico, porque há aqui um investimento feito. Esta peça será sempre vendida, não é uma peça completamente estrambólica, tem sempre uma linha intemporal. Uma leitura eterna", afirma. "Uma joia tem de ser eterna", defende..Cada peça possui um estilo próprio. Por exemplo, um dos conjuntos da loja, composto por um par de brincos e um colar de ouro em forma de cobras com pedras de cores variadas é exclusivo. "A maior parte das peças são peças únicas e nós não repetimos. Esta peça foi produzida, existe um molde, existe uma escolha das pedras para esta peça e foi feita uma só. Única e exclusiva, não existe nenhuma peça igual a esta", garante Gonçalo Pinheiro acerca deste conjunto de 18 mil euros..Em loja, as peças variam entre os 100 e os 58 mil euros, sendo a mais cara uma gargantilha de diamantes, que fazem par com uns brincos igualmente de diamantes prateados (28 mil euros). Mas há joias da marca que chegam ao milhão de euros. Tudo depende do que o cliente procura.."Nós temos capacidade para produzir peças de um valor maior. Produzimos um colar há pouco tempo, todo cravado em diamantes. Foi um colar para 200 mil euros. Estamos a falar às vezes de encomendas. São coisas personalizadas e encomendadas", explica o representante da marca português..A peça-chave da Terzihan são os anéis de noivado. Além dos expostos, há a possibilidade de os personalizar, escolhendo o material, a pedra, o desenho, o estilo. "O tratamento é mais personalizado, mais familiar" e isso faz com que as pessoas se sintam mais em casa, garante Gonçalo Pinheiro, assegurando que a marca procura sempre valorizar as histórias e as ideias dos clientes..mariana.gonçalves@dn.pt