O abrigo do amor contra a ameaça do terror

Estreado este ano entre nós, o filme 'Procurem Abrigo', de Jeff Nichols e protagonizado por Michael Shannon e Jessica Chastain, tem agora edição em DVD.
Publicado a
Atualizado a

Título: "Procurem Abrigo" ("Take Shelter", 2011)

Realizador: Jeff Nichols

Com: Michael Shannon e Jessica Chastain

Distribuidora: Zon Lusomundo

Classificação: 5 / 5

Há uma interrogação religiosa e espiritual que se traduz na seguinte questão: "Porque é que quando rezamos dizemos que estamos a falar com Deus, e quando Deus fala connosco dizemos que estamos esquizofrénicos?" Esta pergunta poderia resumir o lamento de Curtis LaForche (Michael Shannon), o protagonista de Procurem Abrigo (Take Shelter, no original), a segunda longa-metragem do norte-americano Jeff Nichols (Histórias de Caçadeira, 2007).

Ele é um marido e pai de família que vive uma pacata vida numa pequena cidade do Ohio até ao dia em que começa a ser atormentado por terríveis pesadelos, aparentemente premonitórios de uma grande tempestade com tonalidades apocalípticas. Curtis não sabe se essas visões têm algo de profético ou simbólico ou se constituem, antes, sinais de um eventual desequilíbrio mental (a sua mãe vive numa casa de repouso e nunca mais foi a mesma depois de lhe ter sido diagnosticada, por volta dos 30 anos, uma esquizofrenia paranoide). Ele teme que a sua ansiedade e crescente mal-estar sejam efeito da hereditariedade, uma surpresa desagradável que os seus genes lhe reservassem. Consulta um médico psiquiatra, que eventualmente lhe receita umas drogas daquelas que deixam as pessoas num estado semiconsciente e "zombificado". Mas Curtis faz fé nessas visões e, tomado pelo pânico que lhe inspiram, começa a construir no quintal um abrigo contra o medonho tornado que lhe assalta os sonhos, para desespero (e inicial incompreensão) da sua mulher (Jessica Chastain).

Escrito pelo próprio realizador a partir das suas ansiedades pessoais, Procurem Abrigo é um thriller psicológico que, mais do que apostar em se o protagonista é um profeta ou um doente psíquico, lança ao espectador um desafio muito mais radical (e humanista): o de em vez de medicalizar e reprimir a dor psicológica, o que conduz apenas a mais sofrimento, tentar compreendê-la e acolhê-la (ou seja, proteger o outro da intempérie do sofrimento com o "abrigo" do amor).

Extras: sem extras

Duração: 116 minutos

Legendagem: Português.

Imagem: 16x9 2.35:1

Som: Dolby Digital 5.1

Região: 2

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt