Nuno Baltazar recebe ovação de pé
"Ma Dame", é, segundo o próprio designer de moda, uma coleção "dedicada a mulheres cosmopolitas e dinâmicas". A paleta de cores, que veste uma silhueta "fluida e dinâmica", divide-se num "degradé de neutros". Seda, linho, algodão e viscose foram os tecidos utilizados, com apontamentos em metal.
O dia de desfiles começou pelas 14.00 na sala do arquivo da Câmara Municipal de Lisboa, com a coleção "Computer Love", da marca saymyname, de Catarina Sequeira, uma estreante na ModaLisboa, que exporta 80 por cento da produção para a Ásia.
Catarina Sequeira inspirou-se inicialmente "nas divas dos anos 1950", disse à Lusa, mas como não queria "colar-se" a essa imagem decidiu "transportá-las para as divas deste novo milénio", que considera serem as "bloggers".
Na coleção para o Verão de 2012, a designer de moda usou pela primeira vez tecidos, além da malha, optou por tons "que fazem lembrar cores queimadas pelo sol" e decidiu trocar os drapeados por uma "silhueta mais justa, mais reta, porque tem a ver com o minimal dos anos 90".
Ao "Computer Love" de Catarina Sequeira, seguiu-se a "Lava" de Ricardo Andrez, baseada, segundo o próprio, "na necessidade humana de criar ambientes e artificios naturais" e composta por "'looks' extremamente trabalhados e explorados".
Andrez optou por uma paleta de tons frios - pretos, cinzas e azuis - com a cor "em apontamentos e 'prints' [impressões] maxi com verde água". Nos tecidos, optou pelo algodão, bambu, viscoses e poliesters.
Depois das coleções do LAB, a plataforma de novos criadores, os desfiles mudaram-se para o Pátio da Galé, onde Filipe Faísca foi o primeiro a inaugurar a passerelle.
As peças para o próximo Verão têm por base uma silhueta "caleidoscópio dos anos 1920, 60 e 70", refere o texto de apresentação da coleção pintada a coral, turquesa e laranja, onde brilharam as mousselines, crepes, sedas e cabedais. A roupa interior teve especial destaque na coleção, já que Filipe Faísca voltou a associar-se a uma marca de "lingerie" com a criação de peças exclusivas.
Seguiu-se o desfile de Lijija Kolovrat. "Colibri" é uma coleção cuja "energia é de particular sedução".
"As cores equilibram-se com as formas, sejam estas estruturadas em camadas elevadas ou removidas", refere a designer de moda.
Este foi também o dia do designer de moda convidado desta edição, o polaco Dawid Tomaszewski, que apresentou pela primeira vez em Portugal uma coleção da sua autoria.
A maior inspiração de Tomaszewski para criar as peças para o próximo verão "foi morrer, estar sozinho e estar triste". No desfile foi visível também a adoração que o estilista tem pelas sedas.
A coleção tem elementos Swarovski (cristais), um dos materiais "preferidos" de Tomaszewski, cabedal, "muitos padrões", sendo alguns estampados de flores verdadeiras, metal e "alguns materiais 'high-tech'".
As peças estão "pintadas" com um branco cremoso, uma mistura de verde e amarelo, e um rosa escuro quase magenta, contou. "Temos apenas três cores na coleção. Pomo-las todas juntas ou misturamo-las", disse.
No desfile da marca Adidas aconteceu o momento mais descontraído do dia, com manequins profissionais e amadores a partilharem a passerelle. Os atletas Nélson Évora e Naide Gomes, os atores Ângelo Rodrigues, Rita Pereira e Sofia Ribeiro e os apresentadores de televisão Ana Rita Clara, Pedro Fernandes e Rui Unas, entre outros, iam recebendo aplausos e vivas das cerca de mil pessoas que lotaram a sala de desfiles.
Os "manequins por um dia" iam interagindo com a plateia onde estavam colegas e amigos à medida que desfilavam as peças feitas que tanto podem ser usadas no ginásio como numa saída à noite.
Para o próximo Verão, a dupla White Tent inspirou-se "no movimento contínuo da Arquitetura contemporânea e da sua fluidez minimalista" e isso vê-se nas peças: simples e de cortes estruturados.
A 37.ª edição da ModaLisboa termina hoje, domingo.